Maringá vai ter internet de graça em todos os espaços públicos

internet de graça

Já estão definidos todos os espaços públicos que terão internet gratuita Foto: Fábio Reina / PMM

A prefeitura de Maringá assina nesta quinta-feira, 27, contrato com as duas empresas que serão responsáveis pela instalação e manutenção do serviço de internet gratuito em 500 espaços públicos. Todos os espaços ligados à administração municipal terão internet de graça.

 

A assinatura será às 16 giras em ato preparado pela prefeitura na Praça Cidade de Bréscia, na Vila Vardelina, durante a abertura de mais uma edição do programa Super Prefeitura nos Bairros, A Cidade de Bréscia será a primeira praça de Maringá com internet gratuita.

 

As empresas Giga Mais Fibra e Algar Telecom, que serão responsáveis pela instalação de Wi-Fi gratuito em 500 espaços públicos. As duas trabalharão de forma conjunta na garantia do serviço e a implantação será gradual, em três fases.

 

A Giga Mais adquiriu o lote destinado aos links de internet (modems e roteadores) e a Algar Telecom será responsável pela instalação das antenas nos ambientes, configuração dos dispositivos e segurança da rede.

 

“Esse é o maior programa de inclusão digital da história de Maringá. Nossa cidade se consolida como uma smart city, o que reflete diretamente na melhora da qualidade de vida da comunidade. Maringá se tornará uma cidade mais conectada e inovadora”, afirma o prefeito Ulisses Maia (PSD).

 

 

Wi-Fi em todas as áreas públicas

 

De acordo com o projeto que começa a ser posto em prática, Maringá terá pontos de Wi-Fi gratuito em praças, parques, serviços de assistência social, restaurantes populares, unidades de saúde, conselhos tutelares, feiras, bibliotecas, teatros, centros esportivos, Vila Olímpica, quadras do ‘Meu Campinho’, terminal, rodoviária, aeroporto, unidades do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais, além de espaços administrativos da Prefeitura, como o Paço Municipal e secretarias, entre outros.

 

O contrato também inclui uma reserva para instalação de pontos de internet destinada para novos espaços.
A conexão será por fibra óptica, com velocidade de 500MB, 750MB e 1GB, com variação dependendo do tamanho de cada local. Serão mais de 1,5 mil antenas instaladas para estabilidade da rede e equipamentos exclusivos em cada espaço.

O secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), César Rael, reforça que “a assinatura do contrato é resultado de um trabalho intenso e minucioso que durou dois anos. Os estudos para a implantação de Wi-Fi gratuito iniciaram em 2022 e houve chamamento para período de testes e licitação, até chegarmos neste momento histórico para nossa cidade”, reforça.

 

Com assessoria PMM

 

Veja também

Sair da versão mobile