Com as previsões de chegada de novas frentes frias e as temperaturas caindo constantemente em Maringá e também em outras regiões do sul do Brasil, organizações não governamentais e grupos informais de voluntários estão se unindo a órgãos governamentais para ajudar famílias que estão enfrentando necessidades, principalmente os moradores de rua.
Em Maringá os grupos Amigos Solidários e Casa do Voluntário estão percorrendo vários locais, fazendo campanhas nas ruas e redes sociais para arrecadar agasalhos e cobertores. Já o programa do voluntariado paranaense (Provopar) com a sua tradicional campanha do agasalho e a secretaria de assistência social (SAS), por meio do serviço especializado de abordagem social (Seas) aumentaram as ações de proteção social as pessoas em situação de rua
A abordagem é realizada a noite e só termina ao meio-dia do dia seguinte, mas pode ocorrer em outros horários em que alguém identificar alguma situação de vulnerabilidade, acionando o Seas e ligando para o telefone (44)99103-5661. Se acontecer do morador de rua não aceitar ser levado a um abrigo, ele receberá mantas/cobertores e haverá o encaminhamento para os serviços de saúde.
Na última noite foram feitas 70 abordagens, distribuídos 56 cobertores, um morador foi encaminhado ao albergue e uma pessoa foi levada para a casa.