Reunindo quatro filmes do lendário cineasta e produtor Amácio Mazzaropi (1912-1981), a Mostra Mazzaropi é atração audiovisual deste mês de agosto na programação do Sesc Paraná. Com entrada gratuita.
A unidade de Maringá está na lista de locais de exibição, conforme publicação do Sesc nas redes sociais. E mais Arapongas; Bela Vista do Paraíso; Matinhos; Cascavel; Curitiba; Ponta Grossa; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Medianeira; Nova Londrina; Paranaguá; Paranavaí; Pato Branco; Rio Negro; São José dos Pinhais e União da Vitória.
A Mostra é cedida pelo Instituto e Museu Mazzaropi. “Essa programação de cinema traz uma das figuras mais emblemáticas do cinema nacional, como forma de homenagear a indústria cultural do cinema, que no Brasil completou 126 anos em 2024, desde os primeiros registros cinematográficos captados em 1898 por Affonso Segreto”, diz o Sesc.
Mazzaropi foi ator, comediante, cineasta, cantor, produtor, roteirista e compositor, um dos pioneiros no desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional. Empresário do ramo do cinema, foi um dos primeiros a adquirir equipamentos audiovisuais de ponta no Brasil, e a fundar sua própria produtora – PAM Filmes – e estúdio cinematográfico.
Ao longo do ciclo de filmes, serão exibidos os seguintes títulos:
- “Zé do Periquito”, 1960 (P&B) – Classificação Indicativa LIVRE
- “O Puritano da Rua Augusta”, 1965 (P&B) – Classificação Indicativa LIVRE
- “O Corintiano”, 1966 (P&B) – Classificação Indicativa LIVRE
- “Betão Ronca Ferro”, 1970 (COR) – Classificação Indicativa LIVRE
Sessões no Sesc Maringá
No Sesc Maringá, conforme programação no site do Sesc Paraná, as sessões começam em 27 de agosto, com a exibição de “Zé do Periquito” (dir. Amácio Mazzaropi), às 9h. Mazza é um tímido e pobre jardineiro de um colégio, que se apaixona por uma jovem estudante e em sua inocência é levado a acreditar, por influência de alguns rapazes maldosos, que ela sente o mesmo por ele. É o bastante para que ocorra uma série de situações hilárias em que a sorte do nosso herói será tirada no realejo. Qual será o destino desse romance impossível?
No dia seguinte, 28 de agosto, “O Puritano da Rua Augusta” (dir. Amácio Mazzaropi), às 16h. Um industrial rico, puritano e moralista tem problemas com os filhos rebeldes e a mulher, que só pensa em festas. Ao passar por uma crise, o milionário resolve se divertir.
Em seguida, “O Corintiano” (dir. Milton Amaral), dia 29 de agosto, às 19h. A comédia conta a história de Mané, um barbeiro que é torcedor fanático do Corinthians e mora em um bairro pobre, onde vive discutindo com os vizinhos e com a filha que deseja ser bailarina.
E, fechando o ciclo dedicado a Mazzaropi, “Betão Ronca Ferro” (dir. Geraldo Afonso Miranda), 30 de agosto, às 19h. O empregado de um cirquinho mambembe tem seu emprego ameaçado depois que sua filha se casa e deixa o espetáculo.
Serviço
O Sesc Maringá fica na Av. Duque de Caxias, 1.517, Zona 7. Tel. (44) 3265-2750.