O empresário Gustavo Augusto Serpa Rocha é um homem determinado, sempre em busca de novas oportunidades

O empresário Gustavo Augusto Serpa Rocha é um homem determinado, sempre em busca de novas oportunidades

Foto: Thiago Marques Fotografia e Filmes

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Chique e sustentável, esse é o slogan da empresa O Casulo Feliz que nasceu em 1988 na cidade de Maringá, sob a administração do zootecnista Gustavo Augusto Serpa Rocha, que tem especialização em Sericicultura (estudos sobre a criação do bicho-da-seda).

A principal ideia de Rocha era movida pela sustentabilidade, ou seja, a partir da constatação de que o fio de seda também deveria ser produzido de forma manual, para aproveitar os casulos impróprios que são descartados pelas indústrias convencionais, reciclando os subprodutos dessa mesma matéria-prima que é de suma importância para as áreas da Moda e Decoração, por meio da produção de fios e tecidos 100% brasileiros e ecologicamente corretos.

Além da responsabilidade ambiental, O Casulo Feliz possui a responsabilidade social e emprega atualmente 20 funcionários que desenvolvem todo o processo de fiação, tingimento, tecelagem manual e acabamento dos produtos OCF 100% seda. “Os nossos artesões e colaboradores são moradores ou ex-moradores do Conjunto Santa Felicidade e eles vieram até a empresa pela possibilidade de ascender socialmente e melhorar a qualidade de vida”, disse o empresário.

Segundo Gustavo Augusto Serpa Rocha, o bairro possui várias pessoas em situação de vulnerabilidade social, e disponibilizando a oportunidade de trabalho artesanal para a comunidade e também conhecimento são fatores que irão contribuir para que as pessoas se tornem tecelões, fiandeiros e costureiros, ou seja, profissionais com carteira de trabalho assinada e remuneração justa.

 

Moda

Os tecidos são produzidos com seda rústica, fiados e preparados à mão em um processo de tingimento com pigmentos da natureza, que não agridem o meio ambientes, como a erva mate, pinhão, casca de cebola, açafrão, entre outros. Esse material é apresentado em desfiles de moda nacional e internacional, como o São Paulo Fashion Week (SPFW) e o New York Fashion Week – L’Officiel.

 

Decoração

Os produtos de decoração estão na tapeçaria, cortinas e tecidos encorpados para sofás e cadeiras, que são produzidos com tecidos diferenciados como a transparência e leveza da organza, gaze de seda, gorgurão, jeans de seda, tecido medieval, manta e os pesados tafetás. Os produtos desenvolvidos possuem várias formas, texturas e cores que podem ser utilizados em toalhas de mesa, luminárias, almofadas, etc.

De acordo com Rocha, quando a empresa apresentou a primeira cortina de palha de seda para o mercado chamou muita atenção de arquitetos e decoradores, pois “é valorizado com um artigo de luxo pelo fato de sempre buscarmos o reconhecimento da brasilidade, do conforto e da exclusividade”, explicou.

O Casulo Feliz também possui uma linha de acionamentos que vai de bijuterias, bolsas, sapatos, fios de crochê e também tem se destacado na produção de figurino, cenografia e arte para televisão, apresentando um envolvimento de brilho, cor e reflexos da luz, assim como foram desenvolvidos para os seriados e novelas da Rede Record, como exemplo Sansão e Dalila, Rei Davi, Os 10 Mandamentos e parte do seriado Milagres de Jesus.

 

Prêmios

A empresa recebe o reconhecimento da sociedade e dos setores relacionados, por meio das seguintes homenagens: Prêmio Associação Comercial do Paraná 2007 como empresa exportadora; Prêmio da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM) 2007 pela ACIM Mulher; Prêmio Objeto Brasileiro de Melhor Design da ApexBrasil 2012; Prêmio Visconde de Guarapuava 2015, entre outros. Resultado da atuação diferenciada do administrador Gustavo Augusto, com resistência para encarar as dificuldades do mercado sempre com originalidade e exclusividade, assim como ocorre no atual cenário da pandemia da Covid-19.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile