Um grupo de dentistas formados no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está realizando na manhã deste domingo, 22, uma ação social com o atendimento de 38 crianças e adolescentes de uma comunidade do Jardim Universal, em Sarandi, que apresentam problemas bucais. Os dentistas da ONG Sorriso Solidário são voluntários e todo o trabalho é realizado gratuitamente.
A Sorriso Solidário foi criada para prestar atendimento odontológico gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social e o trabalho de hoje em Sarandi é sua primeira ação, que acontece na sede de uma empresa parceira do projeto, na Avenida Prudente de Morais, em Maringá.
A ONG conta com de dez dentistas e 15 estudantes de Odontologia. Um ônibus fretado irá transportar as crianças do município vizinho até o IOA.
Segundo o odontólogo William Filipin Costa, recém-formado pela UEM e integrante da ONG Sorriso Solidário, esse primeiro grupo de crianças e adolescentes beneficiadas já é acompanhado pela ONG Pescadores de Vidas, instituição que oferta atividades educacionais e esportivas no contraturno escolar em Sarandi.
“No último domingo, fizemos uma triagem com as crianças, levantamos os diagnósticos, fizemos o planejamento dos procedimentos e também repassamos orientações de higienização e saúde bucal. Agora neste domingo, já vamos realizar os tratamentos, como canal, restauração e limpeza de dentes nas crianças”, detalha.
Atualmente, a ONG Pescadores de Vidas atende 90 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos do Jardim Universal. A coordenadora da ONG, Géssica Moura, conta que a instituição já tinha parcerias com algumas dentistas de Sarandi e Maringá, mas com esta parceria com a ONG Sorriso Solidário irá ampliar as ações de saúde bucal. “Este atendimento vem ao encontro da nossa demanda emergente, pois a espera na fila de atendimento odontológico pelo SUS (Sistema Único da Saúde) chega a mais de um ano e muitos tratamentos não têm cobertura no SUS, levando ao agravamento dos casos. Agora, ter esse atendimento da ONG Sorriso Solidário é maravilhoso”. Segundo ela, o atendimento não ficará restrito ao público atendido pela ONG Pescadores de Vidas, mas deve ser estendido para outras pessoas da comunidade.
A ONG Sorriso Solidário foi idealizada e criada pelos egressos da UEM que já durante o curso participavam de projetos de extensão e prestavam atendimento à população. “O serviço odontológico será ofertado para pessoas de comunidades carentes em que haja a demanda por este atendimento. A ideia é prestar serviços em todas as áreas da Odontologia sempre com o apoio de empresas do setor. Nosso objetivo é realmente resolver os problemas da população mais necessitada”, afirma Costa, frisando que nesta primeira ação social a ONG tem o apoio da Dental Noronha, IOA Maringá e Sorwell Hospitalar.
De acordo com Costa, “a iniciativa de montar a ONG contou com o apoio dos professores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO) da UEM, Liogi Iwaki Filho e Mitsue Fujimaki”. Além disso, a ONG também tem parceria nos projetos de extensão da UEM, “Sorrir com Saúde” e “Residência em Saúde Coletiva e da Família”.
Fujimaki acredita que o currículo de Odontologia da UEM favorece que alunos tenham experiências em diversos cenários e municípios por meio das atividades de extensão, formando, assim, profissionais com senso crítico, capazes de propor ações para auxiliar no desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Vejo essa ONG com muito carinho e com muitos bons olhos porque reflete um pouco do perfil profissional que a UEM tem buscado formar: um profissional que vai buscar a transformação da sociedade”, comemora Fujimaki.
Para a professora, profissionais que têm um olhar sensível para as necessidades tão próximas de nós devem ser valorizados. “Esse grupo está de parabéns. É uma equipe que já trabalha unida, desde a graduação, e agora, mesmo formados, continuam no trabalho buscando elevar o nível de saúde e também as condições de vida de uma população tão necessitada.”
Os egressos da UEM que se uniram para montar a ONG Sorriso Solidário foram: André Bueno Vieira, Anderson Jorge de Oliveira, Felipe Peixoto, Gabriela Seratto, Luís Gianechini e William Filipin Costa. Também integram a ONG, a graduanda do 5º ano de Odontologia da UEM, Fernanda Vessoni Iwaki, e a egressa de Odontologia da Universidade Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar) Mariana Botassini.
(ACS UEM)
Veja também