A Orquestra Jovem Sesc Paraná está próxima de apresentar o “Concerto Clássico”. Na noite desta quinta-feira, 3 julho, o maestro Renato Segati comandou o último ensaio com o grupo de integrantes, cujas idades variam de 13 a 21 anos de idade.
Na verdade, era um “ensaio extra” com quase toda a Orquestra, simulando a situação do concerto. O espetáculo será nos próximos dias 8 e 10 de julho, às 20h, no Teatro do Sesc Maringá. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na central de atendimento da unidade.
Repertório muito diversificado com obras dos séculos 18, 19 e 20. “É um repertório mais complexo, mas não pelo fato de ser música clássica, porque eles já tocaram músicas populares difíceis”, explica o maestro, em entrevista à reportagem. Ele destaca que o concerto terá músicas clássicas conhecidas do grande público, “clássicos pop”, como é o caso das obras de Mozart, Tchaikovski, Carl Orff (com “Carmina Burana”), Rossini (abertura “Guillaume Tell”), Johann Strauss (valsa “Danúbio Azul”), entre outros.
No total, serão sete músicas que serão executadas em cada uma das noites do espetáculo musical no Teatro do Sesc Maringá.

Não é a primeira vez que a Orquestra apresenta o repertório com esse perfil erudito. Em 2024, o grupo estreou um concerto exclusivo de música clássica. “Deu super certo e, neste ano, estamos fazendo a segunda edição com outras músicas”, diz Segati. De uma temporada para outra, também ocorreram mudanças na composição da Orquestra, com renovação de 5% a 10%.
Em torno de 60 integrantes compõem a Orquestra, todos oriundos do projeto Centro de Difusão Musical (CDM), cujos alunos e alunas fazem aulas de diversos instrumentos; alguns ainda são novos nos instrumentos, outros são mais veteranos, inclusive cursando faculdade de música. Aliás, Segati é orientador de atividades do Sesc e professor de trompete e trombone.

Programação para a temporada
Além desse “Concerto Clássico”, a Orquestra Jovem Sesc Paraná fez algumas apresentações pontuais no primeiro semestre.
Já para a segunda metade de 2025, o projeto fará a abertura da tradicional Mostra de Música Cidade Canção (Femucic), em dois fins de semana que antecedem o festival, com possíveis apresentações ao ar livre no Parque do Ingá e no bairro inteligente Eurogarden. E, claro, no show do Femucic.
Além do concerto de encerramento ao final do ano. Mas existe também a possibilidade de uma apresentação no meio do semestre, com temática inspirada no universo geek (trilhas de filmes, animes, games etc.).

Serviço
“Concerto Clássico”
Dias 8 e 10 de julho
Às 20h
Grátis
Teatro do Sesc Maringá
Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7