A Orquestra Maringaense de Viola Caipira (OMVC) tem apresentação agendada para a noite desta sexta-feira, 20 junho, na Cidade Canção.
Será às 20h, no Teatro Calil Haddad, com entrada gratuita.
Com dez anos de atividade, a Orquestra é um projeto fundado e comandado pelo professor, violeiro e maestro Jean Michel, que é formado em música pela UEM, e é um apaixonado pela viola caipira, com mais de 20 anos de experiência. Fruto de ampla pesquisa e estudo, o repertório da OMVC passeia pelos clássicos da moda de viola, com destaque para o pagode de viola (uma variante do ritmo).
Composta por cerca de 35 integrantes, a OMVC se tornou um espaço essencial para quem deseja aprender e apreciar a viola caipira em Maringá. Desde o início, a orquestra se dedica à formação de violeiros, promovendo a tradição e as raízes culturais da música caipira, sempre respeitando o regionalismo e a essência maringaense.

Para a apresentação desta sexta-feira, Jean Michel adianta que será um repertório tradicional da viola caipira, com músicas que se tornaram famosas na voz de duplas como Tião Carreiro e Pardinho e Cascatinha e Inhana, entre outros. “Repertório composto por músicas do gênero sertanejo raiz ou pode chamar também de música caipira”, explica, em conversa com a reportagem.
O concerto no Calil Haddad integra a programação comemorativa de dez anos da OMVC. “A gente vem fazendo várias apresentações abertas ao público de Maringá”, destacando que a apresentação no teatro é feita em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc) e Prefeitura Municipal de Maringá.
Em março deste ano, por exemplo, a Orquestra arregimentou grande público em show realizado no auditório do Luzamor, dentro do “Convite à Música Especial” da Semuc.