Começa daqui a pouco, às 20 horas desta sexta-feira, 29, a segunda e última apresentação do espetáculo Paixão de Cristo, no Jardim Eurogarden, onde era a pista de pouso do antigo aeroporto de Maringá. Com tempo firme, os organizadores esperam entre 20 mil e 30 mil pessoas nesta noite.
Organizado pela Associação Cultural Lírius, com apoio do Instituto Cultural Ingá e prefeitura de Maringá, a Paixão de Cristo é encenada na Semana Santa há 22 anos e tornou-se um ativo turístico e cultural para a Maringá, atraindo moradores de toda a região. O projeto conta com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, e patrocínio de CPA Armazéns Gerais, Fa Maringá, Fortgreen, Fertipar, Lowçucar, Paraná Operações Portuárias S/A e Unimed.
A montagem teatral envolve mais de 200 voluntários, como atores, produtores e pessoal de retaguarda, que passam boa parte do ano preparando as duas noites de espetáculo.
Encenação em bairro sustentável
Esta é a primeira vez que a encenação acontece fora da área da Catedral, isto porque a praça e boa parte da região central encontra-se em obras com a construção do Eixo Monumental, mas acontece em um local bonito, com muito mais espaço, sem problemas para estacionar veículos. O Eurogarden, que encontra-se em fase de implantação, é um bairro projetado para ser o mais sustentável do mundo.
A apresentação terá intérprete de Libras e espaço com acessibilidade reservado para pessoas com deficiência e idosos. Com alcance nacional, o espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Associação Cultural Lírius (clique aqui e acesse o canal oficial).
“Além do aspecto religioso, a encenação da Paixão de Cristo de Maringá é uma das grandes expressões artísticas e culturais da nossa cidade. Trata-se de um espetáculo reconhecido nacionalmente”, destaca o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, George Coelho.
Veja também