Polícia Penal mostra na Expoingá seu projeto de ressocialização

Os artigos em exposição são feitos em um parque industrial que funciona na Unidade de Progressão

Mostrar à comunidade a nova filosofia empregada na ressocialização de pessoas que cumprem pena nas três unidades penitenciárias de Maringá é um dos objetivos da presença da Polícia Penal do Paraná (Deppen) na Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá-2023. No espaço estão sendo apresentados alguns dos materiais produzidos pelos presos.

O espaço da Polícia Penal fica no chamado Pavilhão Azul, junto com as demais forças de segurança, como Polícia Militar, Bombeiros, Samu e Polícia Civil. No local, além dos agentes que podem dar explicações sobre o trabalho da Polícia Penal, o projeto de ressocialização empregado em Maringá e funcionamento das três penitenciárias de Maringá – Penitenciária Estadual (PEM), Casa de Custódia (CCM) e Penitenciária Industrial de Maringá – Unidade de Progressão (PIM-UP), estão expostos artigos feitos pelos apenados, como kimonos, uniformes, bolas e artefatos de cimento. Esses artigos são produzidos em um micro parque industrial, com várias empresas parceiras, instalado na Unidade Progressão.

“É muito importante aproveitarmos uma oportunidade dessas, que nos é oferecido pela Sociedade Rural de Maringá para estarmos presentes em um evento do porte da Expoingá, porque assim temos a chance de mostrarmos à sociedade que uma vez encarcerada a pessoa não entra no sistema penitenciário apenas para ficar presa. Ela não está na penitenciária com a única finalidade do encarceramento pelo encarceramento. A Polícia Penal trabalha o indivíduo durante todo o tempo de cumprimento de pena para que ele possa voltar para a sociedade de uma forma melhor”, diz o diretor regional do Deppen, Julio César Franco. Segundo ele, a Expoingá é um espaço para que a sociedade conheça as oportunidades que são oferecidas às pessoas privadas de liberdade para que elas possam ser reconduzidas melhores à sociedade, no tempo oportuno.

Na tarde desta sexta-feira, 5, dia da abertura oficial da Expoingá, o diretor-Geral do Deppen, Osvaldo Messias Machado, e Júlio Franco estarão presentes no espaço da Polícia Penal na Expoingá. O governador Ratinho Júnior também foi convidado a visitar o espaço.

Sair da versão mobile