Tentativa de jornalismo exclusivo para assinantes, Portfolio não atinge a meta mínima de assinaturas e encerra atividades

O Portfolio foi criado em uma época em que esse tipo de negócio ainda não é bem recebido no Brasil Imagem: Marca do site Portfolio

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A iniciativa de manter um portal na internet com jornalismo de negócios e notícias exclusivas, lançada há um mês pelo empreendedor Michael Vieira da Silva, não conseguiu apoio suficiente para continuar e nesta terça-feira, 21, no próprio portal, foi anunciado o encerramento do negócio.

O site portfolio.com.br, com acesso só para assinantes, foi considerada uma inovação. Pode-se dizer que o portal visou a implantação de um tipo de comunicação que poderá ser bastante comum no futuro, mas que no momento surpreendeu pelo ineditismo e não conseguiu adesões em quantidade suficiente para se tornar um negócio viável.

No Brasil são raros os sites com notícias só para assinantes, mesmo assim os que existem são ligados aos grandes conglomerados de comunicação, como O Estado de São Paulo, Globo e revistas, que geralmente têm outras fontes de arrecadação além das assinaturas. Além disso, essas grandes editoras contam com equipes gigantescas, capazes de produzir em um só dia mais conteúdo do que um leitor comum consegue ler em uma semana.

Mas, todas essas dificuldades já eram previstas por Michael Vieira e sua equipe, que tinha na linha de frente os jornalistas Valter Téle, Milton Ravagnani e Marcelo Bulgarelli.

“Nós temos uma queda por boas doses de ousadia, inovação e desafio. Desde o início sabíamos que estávamos sendo pioneiros em um portal de notícias hiper localista, de nicho econômico e político, pautado em um modelo de negócios por assinaturas, ainda pouco usual no país”, disse a diretoria em nota publicada no próprio Porfólio.

“Sempre estivemos cientes que era um projeto piloto, com boas chances de não vingar, mas vestimos a camisa, alimentamos esperanças e partimos para a caça de notícias exclusivas e para o batuque das teclas”.

A empresa foi-se, mas ficou a experiência. Michael Vieira da Silva é filho do casal Rosey Rachel-Frank Silva, que comprou um pequeno jornal cheio de dificuldades e transformou o Diário do Norte do Paraná em um dos maiores diários do Sul do Brasil. Ainda bem jovem, coordenou a implantação do odiario.com, braço eletrônico do jornal impresso, que chegou a ser o segundo mais acessado site de notícias do Paraná. Depois, iniciou outras empresas que foram sinônimos de êxito, de modo que arriscar no Portfolio foi apenas mais uma iniciativa, que podia dar certo ou não, como é a lógica do empreendedorismo.

O volume de acessos superou as expectativas do plano de negócios mas a conversão destes leitores em assinantes, crucial para manter a operação editorial independente, ficou muito abaixo das expectativas.

“Quem ousa dar passos largos também tem que antever o momento de recuar, antes que seja tarde. E é exatamente isso que estamos fazendo”, diz a nota de direção, última publicação no Portofólio.

 

 

Veja também

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile