Prefeitura de Maringá apresenta o último LIRA

gd 485afca5207e

Foto: Divulgação PMM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta última terça-feira foi apresentado pela Secretaria de Saúde de Maringá, o último Levantamento de Índice (LIRA), levantamento este que apresenta qual o nível de infestação do mosquito da Dengue na cidade.

O levantamento de índice se baseia em vistorias domiciliares feitos pelos agentes de saúde devidamente uniformizados e muitas vezes acompanhados pelos supervisores de cada região, diferenciando das vistorias normais onde o foco quando encontrado é apenas eliminado, nestas vistorias são coletadas amostras das larvas de preferência nas suas mais diversas formas, seja, em forma larvária ou pulpa que já é o ultimo estagio antes de nascer o mosquito.

O levantamento, referente ao período de 10 a 14 de abril, mostra que o índice de infestação predial é de 2,9%, considerado risco médio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação. De 1% a 3,9% representa risco médio e acima de 4% alto risco. Desde 2017, o índice mais baixo registrado neste período foi 1%, em 2021, e o mais alto foi 4,8% em 2022.

O Lira divide Maringá em cinco setores. A regional 1, que compreende as UBSs Parigot de Souza, Guaiapó/Requião, Piatã, Pinheiros, Morangueira, Alvorada I e Alvorada III, registrou o maior índice de infestação, de 4,6%. O menor percentual foi registrado na regional 2 (UBSs Quebec, Grevíleas, Portal das Torres, Império do Sol, Paris VI, Mandacaru e Vardelina) e na regional 4 (UBSs Vila Esperança, Zona 7 e Zona 6), onde o índice foi de 2,1% em ambas. A regional 3 registrou índice de 2,8% e a regional 5 obteve 2,3%.

 

Fonte: PMM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile