A Prefeitura de Maringá está convocando médicos que passaram em concurso para atuar na linha de frente das unidades de saúde da cidade. Ao todo, foram chamados 32 médicos concursados. Destes, nove se apresentaram e estão dispostos em aceitar o cargo. São diversos procedimentos internos burocráticos até que estejam preparados para serem admitidos. O prazo para que os demais se apresentem termina nesta quarta-feira (17).
Também foi validada ontem, a contratação de 35 fisioterapeutas.
Desde o começo da pandemia, a saúde expandiu o quadro de servidores com a contratação de 536 profissionais. Foram 266 contratados por meio de concursos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, entre outros, além de 270 profissionais credenciados.
O confronto do coronavírus tem sido fortificado com a contratação e credenciamento de novos profissionais e reformulação da saúde com três unidades privadas para atendimento de pacientes com covid-19, sendo no Hospital Municipal, UPA Zona Sul e UPA Zona Norte.
O crescimento na capacidade de atendimento passa sempre pela necessidade de recursos humanos. Desde o início da pandemia, muitos profissionais da saúde deixaram seus postos. Somente entre 1º de julho e 29 de outubro de 2020, houve 1.591 servidores afastados do trabalho, seja por atestados médicos (304), licença para tratamento de saúde (943), proximidade com alguém contaminado com o coronavírus (234), acidentes de trabalho (13), entre outras causas.