Prefeito diz que a construção estará de acordo com a proposta do novo Centro Cívico, com toda certificação de sustentabilidade
Ao participar nesta segunda-feira, 23, de uma série de entrevistas no Estúdio Móvel da Rádio CBN Maringá, dentro do noticioso “CBN Maringá”, sobre o novo Centro Cívico, o prefeito Silvio Barros (PP) informou que sua administração já está realizando estudos necessários para a elaboração do projeto do Paço Municipal que será construído onde era o aeroporto, na Zona 8.
Segundo o prefeito, a implantação do novo Centro Cívico já está em andamento e deverá reunir em uma mesma área praticamente todos os órgãos públicos da cidade. Já foram construídos os prédios da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral, está avançada a construção da Delegacia Cidadã e já estão em projeto os prédios do futuro Fórum, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Câmara Municipal, Polícia Rodoviária Federal e 4º Comando do Corpo de Bombeiros.
Alguns desses prédios ficarão dentro do Jardim Eurogarden, um dos bairros mais sustentáveis do mundo e que também ocupa parte do terreno do antigo aeroporto. É o caso do Corpo de Bombeiros, que será construído em madeira engenheirada, e o Hospital da Criança, em funcionamento há nove meses.

“Será um prédio carbono zero”, disse Silvio Barros na entrevista à apresentadora Luciana Peña sobre a futura prefeitura. “Deverá sequestrar mais carbono do que produzir, portanto será em madeira [engenheirada], com toda certificação de sustentabilidade, geração da energia que vai consumir, eficiência energética e hídrica. Todos os componentes da sustentabilidade estarão disponíveis”.
Valorização imobiliária já começou
O prefeito considera o projeto do novo Centro Cívico um avanço para Maringá, primeiro por reunir em uma mesma região os órgãos públicos, segundo pela qualidade das construções e o compromisso com a sustentabilidade.
Para ele, esse projeto terá impacto na economia do município de várias formas, a começar pela valorização imobiliário do entorno, com dezenas de corolários procurando se instalar nas proximidades para prestar serviços relacionados aos órgãos públicos, principalmente escritórios de advocacia atraídos pelo Fórum, Justiça do Trabalho e Ministério Público.
A Avenida Gastão Vidigal e as ruas da Zona 8 sofrem no momento grande alteração com a construção de prédios residenciais. A Avenida Guedner, por exemplo, é a preferida pelas construtoras de edifícios residenciais. Também estão sendo construídos prédios de salas comerciais, principalmente para escritórios.

Muitos imóveis de famílias pioneiras do bairro estão sendo comprados para a construção de modernos escritórios de advocacia, consequência do início do novo Centro Cívico.
Silvio Barros diz que sua administração no momento estuda como reunir as secretarias municipais em um mesmo prédio, já que atualmente a prefeitura aluga dezenas de imóveis na cidade para acomodar órgãos municipais. O passo seguinte será a elaboração do projeto e ele pretende que a obra seja iniciada ainda durante sua administração.