IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Prefeitura lança Plataforma Maringá + Digital, que integra serviços, canais digitais e inteligência artificial

Por Redação O Maringá
29 de maio de 2026
Prefeitura de Maringá lança Plataforma Maringá + Digital para facilitar o acesso da população aos serviços públicos

O lançamento da plataforma ocorreu ao término de um treinamento Foto: Samuel Ribeiro

Para ampliar o acesso dos moradores aos serviços públicos e modernizar a gestão municipal, a Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Projetos Avançados para Cidades, Tecnologia e Administração (InPacta), lançou nesta quinta-feira, 28, a Plataforma Maringá + Digital, durante treinamento com secretários e superintendentes municipais.

A iniciativa representa um novo modelo de ‘Governo Digital’, com foco na integração de serviços, simplificação de processos, uso seguro de dados, identidade digital, automação de fluxos e inteligência artificial aplicada ao atendimento público. A plataforma vai permitir que serviços hoje acessados por diferentes canais, secretarias, formulários e atendimentos presenciais sejam organizados em um ambiente digital unificado, facilitando a vida do cidadão e tornando a gestão pública mais eficiente.

Entre os recursos previstos estão agentes de inteligência artificial personalizados, automação de solicitações, geração de protocolos, notificações automáticas, integração entre bases de dados e apoio à digitalização de serviços públicos. Os moradores poderão interagir com a Mari, assistente virtual da Prefeitura, via WhatsApp, para obter informações e acessar serviços de forma simples, a qualquer dia e horário.

Os servidores municipais também contarão com ferramentas de inteligência artificial para apoio às atividades diárias, contribuindo para mais produtividade, melhor organização das demandas e decisões mais ágeis no atendimento à população.

A plataforma contempla ainda identidade digital unificada, permitindo que a comunidade utilize um único login para acessar diferentes serviços municipais, além de mecanismos de segurança, certificação digital e comunicação segura entre sistemas e órgãos públicos, com troca de informações de forma criptografada, auditável e confiável.

O prefeito Silvio Barros (PP) destacou que o objetivo central da iniciativa é servir melhor a população e manter Maringá como referência nacional em inovação. “Poderemos responder às demandas mais rápido, de forma mais econômica e mais eficiente. A plataforma também possibilitará ao servidor cumprir suas atividades com mais eficiência. Todos têm a ganhar com essa novidade.”

Cristiane Hasegawa, diretora-presidente do InPacta, ressaltou que o ‘Governo Digital’ vai além da disponibilização de uma ferramenta tecnológica. “O projeto representa uma mudança na forma como o cidadão se relaciona com a Prefeitura. O ‘Governo Digital’ não é apenas colocar serviços na internet, é integrar sistemas, simplificar jornadas, reduzir burocracias e usar a tecnologia para aproximar o poder público das pessoas. A implantação será gradual, em etapas, com envolvimento das secretarias e apoio técnico para que os serviços sejam organizados de forma segura, eficiente e acessível.”

Cristiane explica que, em breve, a Prefeitura disponibilizará o número de WhatsApp para que a população possa acessar os primeiros serviços por meio da Mari. “A Mari será um canal de orientação e atendimento, mas a transformação vai muito além do atendimento virtual. Estamos estruturando uma base tecnológica para que Maringá avance em serviços digitais, interoperabilidade, automação e inteligência aplicada à gestão pública.”

O secretário de Logística e Compras (Selog), Luís Guilherme Turchiari, destacou que a plataforma vai encurtar o caminho entre o cidadão e os serviços municipais. “Hoje, os contribuintes deve saber qual secretaria procurar quando precisam de um serviço. A partir da implantação dessas ferramentas, todas as soluções estarão em um único ambiente.”

O projeto é desenvolvido pelo InPacta em parceria com a empresa X-Via Tecnologia, referência em ‘Governo Digital’, garantindo ao município licença perpétua da plataforma, que passará a integrar o patrimônio tecnológico da Prefeitura. O CEO da X-Via, Magno Maciel, explicou que a tecnologia já foi implantada em governos estaduais e tem gerado resultados expressivos. “Só no caso de Mato Grosso, entre os mais de 600 serviços unificados, apenas quatro deles representaram uma economia de mais de R$ 150 milhões por ano.”

O deputado federal Ricardo Barros (PP) destacou que a população terá acesso a centenas de informações e serviços em um único ambiente on-line. “O morador vai ter a Prefeitura na palma da mão para pedir o que precisar. Tudo estará disponível com a Mari. É uma assistente virtual que saberá tudo sobre Maringá.”

A presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Majô, ressaltou a importância da informação qualificada para a gestão pública. “É só com informação que conseguimos trabalhar de forma mais eficiente e pensar em políticas públicas inteligentes e que fazem a diferença. É isso que estamos vendo ocorrer.”

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), Michel André Felippe Soares, o programa reafirma o compromisso de Maringá com o pioneirismo. “A nossa cidade está conectada com o futuro e está trabalhando para que a população tenha acesso cada vez mais facilitado a informações e serviços.”

 

Veja também

  • Museu satélite do MAC-PR inaugura em Maringá com diversidade de obras e linguagem
  • Título de cidadania benemérita comemora os 50 anos de carreira de Ismael Santos
  • Maringa cria selo de incentivo para estabelecimentos com estrutura adequada para crianças
Tags: DestaqueInPactaintegração de serviços públicosMaringá + Digital

IMPRESSO

Outros Posts

Laboratório da UEM desenvolve pesquisas em meio à população de formigas
Maringá

Laboratório desenvolve pesquisas em meio à população de formigas

16 de junho de 2026
Juliana Monroy Ortiz, durante bate-papo na Zine Ingá (Crédito: Cristiano Martinez)
Cultura

‘Todo mundo pode fazer seu projeto em casa’, diz zineira e pesquisadora

16 de junho de 2026
Eleição para a Reitoria da UEM vai mobilizar quase 25 mil eleitores
Maringá

Eleição para a Reitoria da UEM, dia 17 de agosto, mobiliza quase 25 mil eleitores

16 de junho de 2026
Semana cultural homenageia os 118 anos da imigração japonesa para o Brasil
Maringá

Até sexta-feira, Semana Cultural celebra os 118 anos da imigração japonesa

15 de junho de 2026
Começa a semana de homenagens aos 118 anos da imigração japonesa para o Brasil
Maringá

Maringá inicia homenagens aos 118 anos da imigração japonesa para o Brasil

15 de junho de 2026
Trabalho começou na manhã de sábado, 13, e foi até o início da noite no primeiro dia (Crédito: Cristiano Martinez)
Cultura

Mural dá novas cores e formas a esquina no Hermann Moraes Barros em Maringá

15 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.