O programa Dignidade e proteção, desenvolvido pela prefeitura de Maringá, juntamente com a secretaria de políticas públicas para mulheres, realizou a entrega de aproximadamente 250 pacotes de absorvente íntimo para a entidade Casa de Nazaré e para o centro de reabilitação feminino Vencer é possível na terça-feira (29).
Esta é a primeira ação do programa, que visa a distribuição do produto às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 20 mulheres serão beneficiadas com estas doações, que foram feitas por um empresário maringaense que não quis se identificar.
“É um compromisso de gestão tratar os direitos das mulheres. É uma questão de dignidade humana”, disse a secretária da mulher, Terezinha Pereira.
A assistente social Jacqueline Suemi Oikawa, disse que muitas pessoas pensam que a associação necessita apenas de alimentos e roupas, porém o absorvente também é um item essencial, e agradeceu a ação.
A secretaria de políticas públicas para mulheres preparou no mês de maio um projeto de lei para o município com a previsão de orçamento de 1,4 milhão para a compra e também distribuição de absorventes para a população que não tem condições de adquirir o produto. O documento foi entregue ao prefeito Ulisses Maia, e depois encaminhado à câmara municipal.