Comemorando os 24 anos do programa Empreender, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) deve encerrar 2024 com 85 núcleos setoriais, em que empresários de um mesmo setor discutem problemas e buscam soluções com apoio de consultores da Acim. O Empreender da Acim é o que mais tem núcleos no Brasil, envolve cerca 1,3 mil empresas e profissionais e faz de Maringá referência no País.
Criado pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil em parceria com o Sebrae, com base na metodologia empregada pelas câmaras técnicas da Alemanha, o Empreender tem similares em vários países, mas o de Maringá é apresentado, estudado e seguido como case de sucesso, premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo International Chambers of Commerce (ICC), em Paris.
Para o presidente da Acim, José Carlos Barbieri, boa parte do sucesso do Empreender em Maringá deve-se ao fato de a cidade historicamente ter vocação para o associativismo. Além disso, o sucesso dos primeiros núcleos, há mais de 20 anos, mostrou ao empresariado local que eles têm muito a ganhar quando se unem.
Concorrentes viram aliados
Para a presidente do Empreender da Acim, a imobiliarista Ana Cláudia Satie Kakihata, pode parecer contraditório que os núcleos juntem ‘concorrentes’. Mas, longe de ser um competidor, o empresário do mesmo ramo é um cooperador de seu concorrente, com a filosofia que todos ganham quando trabalham juntos.
Satie cita o caso das cervejarias artesanais, que depois que se uniram passaram a realizar eventos, promover treinamentos e ganharam representatividade a ponto de a Câmara Municipal aprovar um projeto autorizando a comercialização de cerveja artesanal nas feiras livres e Feira do Produtor de Maringá. O projeto já virou Lei.
Devido à união dos cervejeiros ‘concorrentes’, a cerveja artesanal de Maringá virou ativo turístico oficial, a cidade instituiu a Rota Turística das Cervejas Artesanais, as cervejarias participam da Semana do Turismo e realizam o Festival de Cervejarias Independentes e a Cerveja Week.
Muito empenho entre o pé e a xícara
Outro case a ser copiado é o do Núcleo dos Cafés Especiais, que une empresas da cidade que trabalham com cafés selecionados. Cada cafeteria tem uma identidade própria, todas com um menu de dar água na boca onde cliente pode saborear o melhor do melhor café.
Com realização de eventos, treinamento e a melhoria constante dos ambientes, os cafeteiros estão empenhados em proporcionar ao cliente o blend sabor-história, com os variados pratos, os pães, alta confeitaria e um mergulho no universo dos diferentes métodos de extração oferecidos pelos baristas.
“Além das empresas, temos os núcleos de profissionais, como o dos representantes comerciais, dos artesãos, dos fotógrafos, vendedores de seguros”. Segundo Ana Satie, além de buscar seus interesses conjuntamente, esses profissionais se únem para promover treinamentos e realização de eventos.
“Quando a Associação Comercial de Maringá iniciou o Empreender, no ano 2000, eram 4 núcleos e 56 empresas. Agora vamos terminar este ano com 85 núcleos e cerca de 1.300 empresas participantes”, diz Satie. Segundo ela, a tendência é o Empreender continuar crescendo em Maringá na medida em que o empresariado passa a conhecer o programa e seus resultados.
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