Projeto que capacita jovens para atuar no mercado audiovisual está com inscrições abertas

arte 1 1

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O projeto Sobre Nós – Cinema Social, idealizado pela Cosmos Filmes, vai oferecer a pessoas de 15 a 18 anos aulas gratuitas de introdução à produção audiovisual. O objetivo é atender, preferencialmente, estudantes de escolas públicas, inclusive da comunidade surda, pois as aulas terão intérprete de Libras.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet até o dia 27/08. Entre os inscritos, serão selecionados 20 participantes que irão acompanhar os sete módulos do curso, realizados entre os meses de setembro e dezembro. São 55h de aula que vão abordar desde a pré-produção até a filmagem de um curta-metragem na prática, com lançamento de três curtas de ficção ao final do curso.

“Diante de todas as iniciativas que tem surgido na cidade voltadas para o mercado audiovisual, é de extrema importância formar novos profissionais que possam atender a demanda que está por vir”, comenta o idealizador do projeto, Felipe Cosmos. “Os participantes terão a oportunidade de aprender e, com o mercado em crescimento, já ingressar e conseguir trabalhar em grandes produções”, acredita.

As aulas serão presenciais e irão acontecer duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas no período da tarde, seguindo todos os protocolos de segurança. O conteúdo começa com introdução ao cinema, passa por roteiro, direção de arte e figurino, produção, direção, fotografia e finalização com a gravação dos curtas. Além disso, serão disponibilizados materiais complementares que irão ajudar na hora de produzir outros filmes.

“A potência artística e educativa destas oficinas se dará na esfera da experiência, da relação com a imagem e da relação com o outro e com o meio. Esperamos que o projeto seja capaz de despertar nos jovens o amor pelo fazer do audiovisual e, com isso, criar novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento neste segmento”, explica o produtor cultural Alan Gaitarosso.

O projeto tem o patrocínio da Dicomp, o fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá e o apoio do Arena das Artes.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile