Destaques de Maringá no mundo esportivo, alguns atletas e técnicos foram convocados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e vão em busca das medalhas para a nossa cidade e para o quadro brasileiro.
O trabalho e a luta dos esportistas são diários e já renderam vários frutos. Exemplo disso, são as nossas gêmeas da natação paralímpica, Débora e Beatriz que estão entre as favoritas para conquistar medalhas em Paris e que já estiveram no pódio das Paralimpíadas e chegam na competição como a primeira e a segunda melhor do mundo na modalidade, respectivamente.
Débora e Beatriz, fazem academia de manhã, piscina todos os dias à tarde e três vezes na semana treinos na piscina no período noturno, além de acompanhamento com nutricionista, psicólogo e outras atividades. As atletas serão acompanhadas pelo técnico maringaense André Yamazaki.
O jovem Gallina
Aos 20 anos, Renan Gallina disputará a primeira Olimpíada. Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, o maringaense é beneficiado pelo Bolsa Atleta e faz parte da Associação de Atletismo de Maringá, conveniada ao município. No ano passado, o atleta quebrou um jejum de 24 anos do Brasil sem ouro nos 200m nos jogos Pan-Americanos e fez o que só lendas da velocidade brasileira conseguiram. Em Maringá, a profissional de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer, Sandra Regina Crul, é responsável pelos treinamentos e desenvolvimento esportivo do atleta.
Lista dos convocados – Jogos Olímpicos
Renan Gallina – Atletismo
Paulo Eduardo Sacchelli Saçaki – Técnico BMX
Gabriela Moreschi – Handebol
Adriana Cardoso – Handebol
Arthur Lanci – Vôlei de Praia
Jogos Paralímpicos
Débora Borges Carneiro – Natação
Beatriz Borges Carneiro – Natação
André Yamazaki – Técnico de Natação