Cineflix faz sessão gratuita do curta-metragem “Retrato em Branco e Preto”, produzido em Maringá

Produção realizada por estudantes propõe reflexão sobre a complexidade de questões morais nas dinâmicas de um relacionamento

Retrato em Preto e Branco

O curta-metragem "Retrato em Preto e Branco" é exibido gratuitamente no Maringá Park Shopping neste sábado

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Neste sábado, 21, o Cineflix exibirá gratuitamente o curta-metragem “Retrato em Branco e Preto”, produzido como trabalho de conclusão de curso dos alunos de pós-graduação em Linguagem Audiovisual e Cinema da UniCesumar. A sessão ocorrerá às 11 horas, no Maringá Park Shopping.

Ao longo de quase 25 minutos, os espectadores assistirão ao reencontro entre Rodrigo (Nathan Sinval) e Gustavo (Johnny Garcia), ex-colegas de faculdade que tiveram um turvo romance no passado. O que poderia ser apenas um encontro casual se torna um resgate de sentimentos e padrões que marcaram o envolvimento dos personagens.

O roteiro e a direção são responsabilidade do jornalista e pós-graduando Gabriel Pinheiro, que diz ter se inspirado em experiências pessoais. “Além disso, também me inspirei bastante em alguns filmes que são focados nos diálogos e nas interações entre os personagens, e não tanto no desenvolvimento da história em si.”

O jornalista Gabriel Pinheiro, que idealizou “Retrato em Branco e Preto”, mostrou que é possível produzir cinema com baixo orçamento e pouco tempo     Foto: Arquivo

Pinheiro enfatiza que o principal objetivo com a produção é proporcionar uma reflexão sobre complexidade moral das situações e dos personagens, bem como das dinâmicas de um relacionamento. “Assim como no mundo real, nada é simples e ‘branco e preto’. Relacionamentos humanos vão muito além de quem está certo ou errado, pois existe uma área cinza no meio de tudo isso. Na minha opinião, essa é a parte mais interessante.”

Filmado em maio de 2022, o curta-metragem teve a pandemia de Covid-19 como uma das primeiras barreiras. “Os atores moram em outra cidade, então todos os ensaios aconteceram de forma virtual. isso acabou se tornando um grande desafio, mas que conseguimos contornar.O segundo grande desafio foi o curto período de gravações, pois o curta-metragem é relativamente longo e a gravação foi bem mais complexa do que o esperado. Como tivemos apenas dois dias para filmar tudo, tivemos que correr para conseguir manter o cronograma de gravações”, explicou o diretor.

Retrato em Branco e Preto mostra um resgate de sentimentos e padrões que marcaram um romance ocorrido no passado    Foto: Reprodução

Para Pinheiro, além da mensagem do curta-metragem, o projeto é uma forma de demonstrar que é possível fazer cinema com poucos recursos e em um tempo limitado. “Um filme com dois personagens e uma locação pode ser tão complexo quanto uma produção com vários personagens, ações e locações. O que realmente importa é a força da visão e a garra na hora da execução.”

Segundo a jornalista e coordenadora da pós-graduação em Linguagem Audiovisual e Cinema da UniCesumar Elaine Guarnieri, é gratificante ver o desenvolvimento dos alunos do momento em que adquirem o conhecimento necessário para a criação da primeira versão do roteiro até o resultado final. “Poder participar de todo o processo, acompanhando, assistindo ao desempenho de cada um, é sensacional. O resultado não poderia ser diferente, um excelente material, um filme que não deixa nada a desejar em relação a produções internacionais.”

Guarnieri ressalta a importância do embasamento teórico para realizar um trabalho como esse. “A busca pelo conhecimento, em si, já denota o tipo de profissional que temos no mercado. Criatividade, dedicação, empenho… tudo é muito importante. Mas o profissional que tem a humildade de ir buscar qualificação para se aperfeiçoar e entregar um produto ainda melhor, tem muito mais respeito no mercado de trabalho.”

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile