A Prefeitura de Maringá começou a entregar nesta segunda-feira (16) sacos de lixo verdes em casas e condomínios para incentivar a separação de resíduos e fortalecer as cooperativas de reciclagem. Ao todo serão entregues cerca de 100 mil sacos de lixo por mês, uma iniciativa do Projeto Maringá Recicla, da Secretaria de Limpeza Urbana.
“Nosso objetivo é aumentar consideravelmente o volume de material reciclável em nossa cidade. Nossa meta é aumentar de 7 para 30% a reciclagem em Maringá”, disse o secretário de Limpeza Urbana de Maringá, Paulo Gustavo. Segundo ele a coleta seletiva contempla 100% da cidade e a orientação é deixar os sacos de lixo verdes com os materiais recicláveis embaixo ou do lado das lixeiras, para diferenciar do lixo orgânico. “Se a pessoa ainda não recebeu o saco de lixo verde ou se não tem a quantidade suficiente, ela pode fazer a separação dos resíduos em qualquer outro tipo de saco/sacola plástica, independente da cor. O importante é fazer o descarte e separar corretamente o que é resíduo orgânico e disponibilizar no dia de passagem do caminhão da coleta”, ressalta.
Plásticos, vidros, papéis e metal são os materiais que podem ser reciclados. Saiba em quais dias da semana o caminhão da coleta seletiva estará em seu bairro, clicando no link .