A Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria de Limpeza Urbana já recebeu 50 solicitações de descarte pelo aplicativo de WhatsApp – (44) 9 9103-2432. Esse é o número ofertado pela prefeitura para o recolhimento de materiais volumosos. O programa Maringá Cidade Limpa começou a receber pedidos por agendamento. É primordial encaminhar também fotos do material que vai ser descartado.
Cada domicílio pode descartar dois materiais por mês. Ao todo, serão recolhidos desde sofás, colchões e móveis de modo geral que devem ser colocados na frente do imóvel no dia agendado.
O intuito é diminuir o descarte irregular. A Secretaria de Limpeza Urbana constatou 63 pontos de descarte inadequados no município.
Nos primeiros cinco meses deste ano foram recolhidas 4,5 toneladas de materiais descartados irregularmente.
Para agendar o recolhimento é necessário informar pelo WhatsApp o nome completo, endereço e enviar fotos do material que será descartado.
Segundo o secretário de Limpeza Urbana Paulo Gustavo Ribas os pedidos estão chegando, e por volta de 50 recolhimentos já foram agendados até hoje de manhã. O destino será um barracão onde os materiais serão separados. O que for possível será reaproveitado. “Nós vamos levar para um barracão do município e a parte de madeira nós já vamos encaminhar para ser reutilizada e, por enquanto, o restante vai para o aterro sanitário, mas estamos nos organizando para recuperar 100% dos materiais através da logística reversa, encaminhar para as empresas produtoras desses materiais, para aproveitarmos tudo o que recolhermos.”, afirma.
O que estiver em bom estado será doado para entidades assistenciais.
A Central Maringá Cidade Limpa também vai recolher eletrodomésticos como fogões e geladeiras que devem ser entregues nos pontos de coleta.