“É tempo de transformar conhecimento em ação”, este é o tema deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que foi realizada no período de 21 a 28 de agosto. A campanha anual é desenvolvida desde 1963 pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).
A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 na busca pela conscientização da sociedade a respeito da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de informar a população sobre as condições sociais dessa população, na tentativa de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar coletivamente e em igualdade com as demais pessoas.
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) em 2010, o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, ou seja, 23,9% da população. Desse valor, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.
Para que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla tenha uma melhor qualidade de vida, é fundamental a participação da família em todos os processos: educacional, habilitação e reabilitação, desenvolvimento, entre outras. E a implementação de políticas públicas contribuirá para a inclusão e acessibilidade nas escolas, mercado de trabalho, entre outros espaços sociais.
Você poderá rever a programação de eventos, debates e lives que ocorreram durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no canal Instituto Apae Brasil no YouTube ou no Facebook por meio do perfil Apae Brasil.
APAE de Maringá
Segundo o presidente da APAE de Maringá, Evandro Ricardo de Castro, é de grande importância a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: “Para que surjam debates sobre políticas públicas e provoquem a mudança de preconceitos existentes em nossa sociedade”, destacou Castro.
Fundada em dezembro de 1963, a associação promove e articula ações de defesa de direitos, atendimento às famílias e prestação de serviços para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Orientação e encaminhamento ao mercado formal de trabalho; projetos de apoio a escolarização de contra turno matutino e vespertino; e encaminhamento na área da saúde, são os serviços oferecidos para a população com deficiência intelectual e múltipla, de forma totalmente gratuita.
No campus da APAE de Maringá existem duas escolas de educação básica na modalidade Educação Especial, sendo elas: Escola Diogo Zuliani com 149 alunos e a Escola Reynaldo Rehder Ferreira com 383 estudantes, totalizando 532 alunos matriculados nesta modalidade. Cerca de 738 projetos são realizados ao mês pela associação, dentre eles: Saúde – Atendimentos médicos e fisioterapia; Apoio às Gestantes e Bebes de Risco; Fanfarra; Trabalho Protegido Cocamar, Sicredi e Unicesumar; Pré Aprendiz; Treinamento Esportivo, entre outros.
A APAE está localizada na Avenida Prefeito Sincler Sambatti nº 8973 no Contorno Sul e o transporte até a instituição é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Maringá, para que todos tenham a possibilidade de receber os atendimentos que necessitam.
Segundo Evandro Ricardo de Castro, a crise financeira surgida na pandemia também afetou fortemente o terceiro setor com a redução das doações. “Nossa luta é contínua na busca de recursos através de promoções como costelada, por meio do sistema drive-thru e a nossa ação entre amigos”, explicou.
Sorteios
Para adquirir o cupom da ‘Ação Solidária’ com sorteio no dia 8 de outubro no valor de R$10 com a premiação de uma moto para o 1º lugar ou então garantir o cupom da ‘Ação entre amigos’ no valor de R$20 com o sorteio de um carro no final deste ano, entre em contato com a APAE pelo WhatsApp (44) 98827-3576.