Nesta sexta-feira, 3, mostraremos sete formas de deixar o fim de semana mais produtivo. Dois dias somente como folga a cada cinco dias de trabalho parece muito pouco. Mas com um pouco de planejamento e muito esforço é possível conseguir aproveitar ao máximo esses dias e ter uma pausa muito mais restauradora da rotina. Veja algumas dicas para estruturar o fim de semana com mais eficiência.
1. Aproveite ao máximo as manhãs
Nada de dormir até muito tarde. Tudo bem ter 20 minutinhos a mais antes de sair da cama. Mas não deixe que as manhãs te escapem! Acordar no mesmo horário que nos demais dias é bom para o sono. Então, se o relógio biológico funcionar, não reclame e aproveite esse tempo. Faça alguns movimentos de alongamento ou posições de yoga, saia para uma caminhada de 15 minutos, mesmo que seja para passear com o cachorro. Fazer tudo isso antes que o restante da casa se levante garante que conseguirá cuidar um pouco de si antes que outras coisas preencham o dia.
2. Não deixe tudo para o fim de semana
Se é do tipo que acumula várias tarefas para serem feitas no fim de semana, é certo que dois dias estarão lotados. Tente reorganizar a rotina, colocando tarefas menores para cada dia. Que tal limpar a casa na noite de quinta? Assim, quando o fim de semana chegar, não precisará se preocupar com isso e ainda terá um espaço limpo e agradável para desfrutar. O mesmo vale para a diversão. Se quiser fazer todos os programas no sábado ou domingo, o fim de semana será frenético. Marque algo para a noite de segunda-feira, quando os restaurantes estão menos lotados. Ou um café da manhã nos dias úteis. Serão momentos mais prazerosos e menos corridos.
3. Use temporizadores para tarefas
Às vezes uma tarefa demanda pouco tempo, mas, no meio de tantos afazeres do fim de semana, acaba demorando mais do que deveria. Uma dica é calcular quanto tempo é necessário e usar um temporizador. Nesse período, dê tudo de si e tenha foco total no que está fazendo. Assim irá terminar logo. Intercale tarefas mais chatas, como limpeza, organização das contas, entre outras, com tarefas divertidas, seja sair ou ficar em casa lendo um livro, vendo um filme…
Não é preciso passar o fim de semana na cozinha preparando o almoço ou jantar. Tire uma hora por dia durante a semana e use esse tempo para fazer compras, cortar os alimentos e preparar os lanches e refeições. Isso irá facilitar no dia a dia, especialmente no sábado e no domingo.
Divida as tarefas em três listas: deve fazer, não deve fazer e aprender a fazer. Deve fazer é o essencial: conversar com a família, cuidar dos filhos, organizar a casa. Não deve fazer significa deixar um intervalo no fim de semana para não fazer nada. Vale descansar ou qualquer prática que te traga paz. E aprender a fazer é a parte mais difícil: é a dedicação a um hobbie, uma aula ou algo que desperte sua paixão.
6. Leve as sextas-feiras a sério
Na sexta-feira é comum que a maioria das pessoas estejam cansadas e acabem não rendendo tanto no trabalho. Mas, se conseguir ter esse foco, é provável que encerre a semana com eficiência, evitando que fiquem tarefas pendentes para o fim de semana. Aproveite também para deixar o espaço de trabalho organizado e faça uma lista de tarefas para segunda-feira.
7. Desligue-se do trabalho
Atualmente é raro ver quem não leva trabalho para casa e acaba ocupando o fim de semana. Seja um e-mail não respondido ou um grande projeto. O ideal é se desligar totalmente, mas, se for inevitável, crie uma estrutura para isso, um intervalo de tempo, para não deixar que tome conta do fim de semana todo. Depois, tire algumas horas, passeie e fique longe da internet.
Todas essas pequenas atitudes podem ter um efeito grande de mudança na forma como você passa pelos fins de semana. Mantendo a vida organizada, dará tempo para fazer tudo, descansar, e retomar a rotina com mais energia.