Hoje é dia de assistir, conhecer e – se quiser – praticar um pouco de coco, samba de roda, capoeira e outras manifestações da cultura afro-brasileira porque o Centro Cultural Sucena leva para a praça mais uma edição de seu Projeto Ficcab.
Desta vez o Ficcab, Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-brasileira, acontece a partir das 16 horas na Praça da Catedral e todas as atividades são gratuitas. Embora o foco do projeto sejam as crianças e adolescentes, as atividades são extensivas também aos adultos.
O festival é um projeto do Grupo Sucena e tem o patrocínio do Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, da prefeitura de Maringá por meio da Secretaria da Cultura, e sua ação é itinerante, com o objetivo de levar as atividades aos bairros, apresentando as manifestações de matriz afro principalmente às crianças. Já aconteceram apresentações no Parque do Ingá, Parque Alfredo Nyffeler e na Praça Vitor Rodrigues Martins.
É dança, é luta ou brincadeira de criança?
“O objetivo do projeto é fortalecer e difundir ainda mais a cultura afro-brasileira a partir de manifestações artísticas. Além das apresentações, também realizamos aulas e oficinas gratuitas para crianças e adolescentes no nosso centro” explica a contramestra de capoeira e oficineira no projeto Lissandra Felipe da Silva.
Segundo a contramestra, capoeira é o tipo de atividade que se aprende brincando. “Além de ser uma forma excelente de manter a criança em movimento”. Durante a sua prática, a criança aprende não apenas a jogar, mas também a cantar e tocar os instrumentos mais tradicionais de forma dinâmica e lúdica.
A capoeira é uma arte afro-brasileira que mistura luta, dança, musicalidade e cultura dos povos africanos, que chegaram ao Brasil na época da escravidão. A exemplo de outras manifestações culturais, ela foi proibida por séculos e finalmente reconhecida como atividade desportiva após sua liberação, só na década de 30, portanto, há menos de um século.
Hoje a capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecida pela Unesco e é encontrada em todo território nacional e em vários países, sendo considerada como uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior.
Benefícios da capoeira
É verdade que a capoeira é uma luta disfarçada em dança. Pelo menos foi no seu início, nas senzalas. Mas, nas ultimas décadas vem se aprimorando com professores cada vez mais qualificados a ensinar suas técnicas com boa didática de movimentos e ritmos musicais
Confira abaixo os benefícios que essa prática oferece.
- Melhora as condições psicomotoras.
- Alonga todos os membros corporais.
- Melhora os reflexos
- Ajuda na coordenação dos movimentos diários
- Fortalece a musculatura de todo corpo
- Melhora a postura
- Ativa a circulação sanguínea corporal e cerebral
- Ajuda no equilíbrio emocional
- Sincroniza movimentos com musicalidade
- Melhora o sono, tira o stress e provoca o bem estar.
Mais notícias de Maringá