Figura histórica do rock, o guitarrista, compositor e vocalista Clemente Tadeu Nascimento está em Maringá para show marcado na noite desta sexta-feira, 7 março, na Don Beer (av. Mandacaru, 3.150). A casa abre às 18h. Reservas: (44) 9 9162-0110.
Clemente é vocalista da banda paulistana Inocentes, marco do punk rock no Brasil; e também toca com outro nome emblemático do cenário musical: a brasiliense Plebe Rude.
Na Cidade Canção, o roqueiro terá a companhia da banda Deep n’Strong e de Evandro Almeida (São Paulo). O repertório deve passear pelos clássicos gravados por Inocentes, Plebe Rude e hits como “São Paulo” (da 365).
Clemente também é conhecido por suas incursões na área da comunicação, caso de participações no canal Kazagastão (mantido por Gastão Moreira no YouTube), da apresentação do “Estúdio Showlivre” e do programa de rádio “Filhos da Pátria”, só para ficar em alguns exemplos.
Em 2016, o guitarrista publicou o livro “Meninos em Fúria – E o som que mudou a música para sempre”, escrito junto de Marcelo Rubens Paiva (o mesmo autor de “Ainda Estou Aqui”, cuja adaptação cinematográfica ganhou o Oscar de melhor filme internacional), baseado nas memórias dos autores sobre experiências vividas no movimento punk dos anos de 1980.
Aliás, Clemente é um dos principais nomes nos primórdios do punk em São Paulo, na virada de 1970 para 80. Ele fez parte de bandas como Restos do Nada e Condutores de Cadáver, até chegar a Inocentes em 1981.
Nesse sentido, recomenda-se o documentário “Botinada: A Origem do Punk no Brasil” (2006), dirigido por Gastão Moreira sobre a chegada do movimento punk no Brasil. Está disponível no YouTube.
De lá para cá, Inocentes se tornou uma banda que rompeu com as fronteiras do punk tradicional, incorporando mais elementos à sua sonoridade bem azeitada. Recentemente, a banda fez apresentações acústicas, por exemplo. Mas claro, estão na história discos como “Pânico em SP” (1986).
Deep n’Strong
A Deep n’Strong é uma banda brasileira formada por Chicão (baixo/vocal), Sansão (vocal), Marcos (guitarra) e Doug (bateria).