Na manhã deste sábado, 2, um grupo de cerca de 300 voluntários, todos ligados a cooperativas de Maringá, estão preparando cerca de 500 cestas básicas, que serão repassadas a entidades filantrópicas e vão beneficiar imigrantes e refugiados. A ação marca a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado do mês de julho.
É o Dia de Cooperar, também chamado de Dia C, que todos os anos reune equipes de cooperativas da cidade para a realização de um trabalho social. Em edições anteriores, por exemplo, entre várias outras ações, foram produzidas dezenas de milhares de fraldas geriátricas.
Os voluntários, que representam as cooperativas Cocamar, Sicredi, Sicoob, Cresol, Unicampo, Coopics, Sinergi, Unimed e Uniodonto, se encontram às 8 horas no salão social da Associação Cocamar, na Avenida Constâncio Pereira Dias, parque industrial da Cocamar.
As atividades do Dia C já vêm acontecendo há três sábados consecutivos (dias 11, 18 e 25/6) nas cidades de Maringá e Londrina. Em ambas as cidades, voluntários das cooperativas atuaram nas entradas de supermercados que aderiram ao Dia C para distribuir um folder explicativo, dialogar com clientes e pedir doações de alimentos.
Além do apoio a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, a união das cooperativas de Maringá no Dia C contribui para reforçar ainda mais o objetivo da cidade de conquistar para si o reconhecimento de Capital Nacional do Associativismo.