Maringá perdeu nesta quinta-feira, 15, a pioneira Irene Olivo Rosas, uma das mais conhecidas moradoras da Vila Operária e viúva do ex-vereador José Carlos Rosas, falecido em agosto de 2000 depois de dois mandatos na Câmara de Maringá. Dona Irene tinha 86 anos e lutava contra um câncer.
O corpo está sendo velado no salão nobre da Capela Prever da Zona 2 e o sepultamento será no Cemitério Municipal em horário ainda a ser definido pela família.
Dona Irene e o marido moraram na Vila Operária desde o final da década de 1950, por muitos anos José Carlos foi o único dentista do bairro, exerceu grande liderança e em 1964, na eleição que elegeu o médico Luiz de Carvalho para a prefeitura, ele foi eleito vereador, conseguindo nova eleição em 1973.
Ela deixa filhos, netos e bisnetos. Entre seus filhos está o jornalista e professor Lucio Rosas, atual secretário de Comunicação da prefeitura de Maringá.
Ainda na quinta-feira, o prefeito Ulisses Maia (PSD) publicou em suas redes sociais uma nota lamentando a morte da pioneira, que ele conheceu desde que era criança, já que também é de família pioneira da Vila Operária.
Dona Irene morre na mesma semana em que Maringá perdeu o também pioneiro Antonio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que foi vereador junto com o marido dela.