Paraná é o 1º estado da América do Sul reconhecido pela OMS como Amigo da Pessoa Idosa

Paraná é o 1º estado da América do Sul Amigo da Pessoa Idosa, segundo OMS

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa, há ummm ano, da inauguração da Cidade do Idoso de Irati, projeto pioneiro que reúne diversos serviços em um mesmo ambiente Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná acaba de conquistar um marco histórico e inédito: é o primeiro da América do Sul reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Estado Amigo da Pessoa Idosa. Com isso, o Paraná se torna oficialmente afiliado à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da OMS, em um reconhecimento que é válido de 2025 a 2028.

 

Minha Página AMP

O título reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas intersetoriais que promovem o envelhecimento saudável, a inclusão e o respeito às pessoas idosas. Isso é resultado da criação, em 2023, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que lidera os programas e políticas públicas voltadas a este segmento da população e ao envelhecimento inclusivo no Estado.

 

Além disso, a afiliação à rede global da OMS insere o Paraná em um seleto grupo internacional que compartilha experiências, inovações e soluções para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades. Até então poucos estados e províncias de México, Japão, Austrália e Canadá, além de cidades, tinham esse reconhecimento.

 

“É um marco internacional muito importante, que celebra os esforços do Governo do Estado na promoção de políticas para os idosos. Nossa pirâmide etária indica uma expansão desse público nos próximos anos e estamos nos preparando com muita seriedade para esse momento”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

 

A cooperação entre a OMS e Paraná começou em uma reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, entre o representante da OMS no Brasil, Cristian Morales, o vice-governador Darci Piana e a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. No encontro, foi acordada a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), vinculada à OMS, no comitê gestor do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, como apoiadora no desenvolvimento das ações, o que ajudou o título do Paraná.

 

“Esse reconhecimento nos enche de orgulho. É fruto de um trabalho coletivo, comprometido e incansável que estamos realizando para transformar, com seriedade e sensibilidade, a realidade das pessoas idosas no nosso Estado. E nos impulsiona a seguir em frente, transformando cidades e comunidades em espaços onde todas as pessoas possam viver com dignidade, segurança e qualidade ao longo de toda a vida”, afirmou Leandre.

 

Segundo ela, o objetivo do Governo do Paraná é tornar todos os 399 municípios certificados pela Organização Mundial da Saúde como Cidades Amigas da Pessoa Idosa. Atualmente, dos 51 municípios brasileiros certificados como Cidade Amiga da Pessoa Idosa, 38 são paranaenses.

 

“Pudemos testemunhar presencialmente os avanços que o Paraná está passando nessa área tão importante. Afinal, uma cidade que se preocupa com seus idosos se preocupa com todos”, avaliou Cristian Morales, em sua visita a Curitiba. “Já conhecia o Paraná pela excelência do seu trabalho, pelo comprometimento de suas lideranças e, sobretudo, pela parceria de longa data com a OMS, uma parceria que é referência não só para o Brasil, mas para toda a região das Américas”.

 

Veja também

Sair da versão mobile