Sediadas em regiões diferentes do Estado, mas com alguma coisa em comum. Vestibular 2024. Tanto a Universidade Estadual de Londrina (UEL) quanto a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão com inscrições abertas para seu respectivo concurso vestibular. Ambas, com prazo até 5 de setembro.
No caso da UEL, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição em que definirão curso, turno, opção de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e se prestarão o processo pelo sistema universal ou de cotas. Também poderão escolher se farão a 1ª fase em Londrina ou em outras quatro cidades paranaenses.
Segundo O Perobal, são ofertadas 3.100 vagas, sendo 2.500 por meio do Vestibular e outras 600 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As inscrições custam R$ 176, exclusivamente pelo portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) – https://www.cops.uel.br/.
Neste ano, o concurso voltará a ser realizado nos meses finais do ano, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). As provas serão aplicadas nos dias 29 de outubro (1ª fase) e 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase). Antes, no dia 24 de setembro, a UEL aplica a sua Prova de Habilidades Específicas (PHE) destinada exclusivamente aos candidatos ao curso de Música.
Assim como na edição 2023, as provas da 1ª fase vão ser aplicadas em Londrina e em outros quatro municípios do Paraná (Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama).
A expectativa é repetir o feito deste ano, quando 20.858 estudantes se inscreveram para o Vestibular 2023.
Unicentro
No caso da Unicentro, o prazo de inscrições para o vestibular também é exclusivamente via internet, no site www3.unicentro.br/vestibular/
O candidato preenche online a inscrição e, na sequência, imprime o boleto bancário para pagamento do valor da inscrição, que custa R$ 160.
A Unicentro tem 1.326 vagas, em 62 ofertas, de 42 cursos distribuídos em três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e, ainda, nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.
As provas serão realizadas no dia 15 de outubro, com locais de aplicação nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.
O processo seletivo será composto de uma prova que avaliará o conhecimento dos candidatos nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna e Redação. Além disso, os candidatos respondem questões de mais cinco disciplinas, conforme o grupo a que pertence o curso escolhido, e que podem ser: Biologia, Física, Matemática, Química, Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Arte.
Como uma universidade estadual, a Unicentro não cobra mensalidades e os estudantes aprovados no vestibular fazem toda a graduação gratuitamente.
Descentralização
Curiosamente, outra ligação entre UEL e Unicentro é a descentralização das provas, sendo que os inscritos para o vestibular da instituição do Centro-Oeste poderão prestar o concurso em Londrina, por exemplo; e aqueles que tentarão a 1ª fase na universidade do Norte, em Guarapuava.
Obras literárias
Lista de obras para os Vestibulares da UEL – 2023 e 2024:
- Contos novos – Mário de Andrade (domínio público);
- Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus (Ática);
- Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar (L&PM);
- O rei da vela – Oswald de Andrade (Companhia das Letras);
- O seminarista – Bernardo Guimarães (domínio público);
- Niketche – Paulina Chiziane (Companhia das Letras);
- Torto arado – ltamar Vieira Junior (Todavia);
- Melhores poemas – Fernando Pessoa (Global);
- Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto (Record);
- Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga (domínio público).
Obras literárias 2
Lista de obras para os Vestibulares da Unicentro – 2024 e 2025:
- Melhores Poemas – Cecília Meireles
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
- Sonetos de Camões – Luís Vaz de Camões
- A Falência – Júlia Lopes de Almeida
- A Paixão Segundo G.H – Clarice Lispector
- Suíte Tóquio – Giovana Madalosso
- Niketche: uma história de poligamia – Paulina Chiziane
- Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
- Chove Sobre Minha Infância – Miguel Sanches Neto
- Sagarana – João Guimarães Rosa
- Seminário dos Ratos – Lygia Fagundes Telles
- Histórias que os Jornais Não Contam – Moacyr Scliar
- Auto da Compadecida – Ariano Suassuna