A freira Nadia Gavanski, de 82 anos, foi assassinada a pauladas por um homem que invadiu o convento onde ela morava, neste sábado, 21, no município de Ivaí, na região dos Campos Gerais.
Segundo a polícia, a irmã Nádia estava no pátio no momento em que o homem pulou o muro para dentro, possivelmente com a intenção de cometer furtos. Houve luta entre o homem e a religiosa e ele armou-se com um pedaço de pau e desferiu golpes na freira, até matá-la.
O homem fugiu, mas a Polícia Militar informou que, com base em informações de terceiros, conseguiu prender um suspeito. De acordo com o boletim de ocorrência, o detido em flagrante enquanto tentava fugir estava com sangue nas mãos e nas roupas.
Em nota, a congregação da qual ela fazia parte, as Irmãs Servas de Maria Imaculada, lamentou a morte da irmã e disse que “está colaborando plenamente com as autoridades de segurança pública para que as circunstâncias” do crime sejam resolvidas.
A irmã Nadia Gavanski tinha 55 anos de vida consagrada. Ao longo de sua vida, atuou em diversas comunidades do Paraná, incluindo Dorizon, Irati, Linha B, Ivaí, São Pedro, Esperança, Itapará, Marcondes, Marcelinho, Ponte Alta e Prudentópolis.
No ano passado, a irmã Nádia sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e perdeu a capacidade de falar. Desde então, se comunicava com gestos.

“Ela se comunicava com gestos e pelo olhar. Era muito querida, simples e humilde. Gostava muito de rezar na capela, em silêncio”, afirmou a freira Deonisia Diadio, sua colega de convento.
O corpo da freira Nadia Gavanski será velado em Prudentópolis, cidade natal da freira e onde moram seus familiares. O sepultamento está previsto para as 15 horas deste domingo, 22.
Veja também










