A Polícia Federal em Maringá deflagra nesta terça-feira (7) a Operação Retorno, com o objetivo de desarticular uma quadrilha de contrabandistas de cigarros. Cerca de 35 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão e também cinco mandados de prisão preventiva, ambos expedidos pela 3ª Vara Federal de Maringá.
Desde 2019 a PF já vinha investigando a organização criminosa, e o contrabando de cigarros que vinham do Paraguai chegavam ao Brasil em grande escala, utilizando rotas alternativas, e na companhia de batedores que passavam pela região de Umuarama e Maringá, com destino a São Paulo e Minas Gerais.
Na operação foram apreendidos cerca de 4 milhões de maços de cigarros, 23 veículos que eram utilizados no transporte das cargas e também foram presos em flagrante 21 pessoas do grupo de criminosos.
A Operação Retorno está sendo realizada em conjunto com autoridades paraguaias, acionadas por meio da Interpol e da Adidância da Polícia Federal em Assunção, no Paraguai. E as buscas acontecem nas cidades de Umuarama, Maria Helena e em Porangaba (SP).