A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 23 anos, por violência doméstica contra a companheira, de 40, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A captura aconteceu nesta segunda-feira (18), no mesmo município.
As diligências foram iniciadas após a equipe policial receber uma denúncia sobre uma mulher vítima de violência doméstica por parte do companheiro. Conforme apurado, eles estavam juntos há três meses.
Durante a ação, os agentes de polícia judiciária constataram a prática criminosa no local. A vítima encontrava-se sob controle do investigado, o qual confiscou o celular na tentativa de proibir qualquer contato da mulher com o mundo exterior. Além disso, praticava constantes agressões físicas e ameaças.
“O crime de violência psicológica contra a mulher consiste em ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz e insultos. O ciclo de violência geralmente tem início com a violência psicológica, a qual em muitos casos evolui para violência física”, explica a delegada da PCPR Mariana Coelho.
O homem foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema penitenciário.
OPERAÇÃO ÁTRIA- A ação faz parte da Operação Átria, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que prevê ações em âmbito nacional no combate à violência contra a mulher.
DENÚNCIAS- A PCPR ressalta que trabalha constantemente no combate aos crimes contra a mulher, conduzindo investigações, solicitando medidas protetivas e realizando prisões dos autores. Além disso, solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento de investigações.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197 da PCPR, ou 181 do Disque-Denúncia.
Fonte: Policia Cívil/PR