‘Revista do Legislativo Paranaense’ chega ao número 7, com temas do cenário político, social e das atividades legislativas

01 CURTA pag. 10

Crédito: Arte de Vinícius Leme

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Após o reconhecimento do Qualis Periódicos, a “Revista do Legislativo Paranaense” chega ao sétimo número, com acesso gratuito e abordando temas do cenário político, social e das atividades legislativas.

“Esse é o número mais maduro que publicamos desde o seu lançamento, em 2017. Já na abertura da chamada de artigos foi possível perceber que o interesse em publicar na Revista cresceu muito após a divulgação da classificação do Qualis-Capes. Foi o ano em que recebemos o maior número de submissões. Devido ao grande número de artigos, a quantidade de pareceristas envolvidos neste número também aumentou, participaram mais de 40 pesquisadores no processo de avaliação cega dos artigos”, diz a editora-chefe da revista, Roberta Picussa, via Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Aliás, essa publicação tem classificação B2 no Quadriênio 2017-2020. O Qualis foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação em território nacional.

A autora convidada desta edição é a professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB), doutora ‘cum laude’ em Direito pela Universidad de Alicante (Espanha) e advogada do Senado Federal, doutora Roberta Simões Nascimento que traz um artigo nominado: “Legisladores economistas: o emprego da análise econômica do direito na elaboração das leis”.

O trabalho de Nascimento identifica lacunas de conhecimento, padrões e tendências sobre o tema com base na literatura especializada. Além disso, busca demonstrar a utilidade deste método para legisladores, ao mesmo tempo que oferece ferramentas que facilitam a compreensão, explicação e previsão dos resultados pretendidos de determinada norma, complementados pela interpretação do ordenamento jurídico.

Esta sétima edição é completada por mais oito artigos que tratam da atuação do Poder Legislativo, passando pelas receitas dos municípios durante a pandemia, até análises sobre o último pleito eleitoral.

Inclusive, em um dos artigos, de Rafael Linhares e Padilha, Sergio Soares Braga, deputados paranaenses são objeto de estudo no assunto relacionado a “outsiders” e mídias digitais.

Serviço
A íntegra de todos os artigos pode ser conferida gratuitamente no link http://revista.alep.pr.gov.br/index.php/escolalegislativo

Com informações da Alep

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile