Notícias em Destaque
Prefeito lança projeto para restaurar nascentes nesta quarta-feira
O prefeito Roberto Pupin lança às 9h desta quarta-feira (13), no Parque do Ingá, o Programa de Identificação e Recuperação de Nascentes, iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente em prol da sustentabilidade que visa restaurar e proteger essas nascentes.
“Maringá é rica em nascentes de água potável, tanto na zona urbana como na zona rural. É nosso dever descobri-las e fazer a proteção necessária para que continuem jorrando. É uma riqueza que precisa ser preservada para as futuras gerações que enfrentarão previstas crises de falta de água doce no mundo”, destaca o secretário Umberto Crispim, do Meio Ambiente.
O lançamento acontecerá no Parque do Ingá, com a presença de representantes das cooperativas Cocari e Cocamar, junto a uma mina restaurada (próxima da gruta da santa). Somente nessa reserva de mata se acredita que existam pelo menos outras nove minas, algumas ainda soterradas. Para o secretário, elas são importantes, atualmente, também porque podem manter o nível de água do lago, mesmo em épocas de estiagem.
Para o prefeito Roberto Pupin, descobrir e preservar todas as minas existentes no município onde existem cerca de 28 cursos de água faz parte da responsabilidade de governar com consciência sobre a importância da preservação ambiental, onde as nascentes são vitais.
Programa
O programa da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá conta com o apoio da Cocari – cooperativa de Mandaguai que através de um programa próprio restaurou 137 minas na região e ainda está cadastrando outras 274 em propriedades de cooperados. Segundo seu presidente, Vilmar Sebold, os frutos têm sido compensadores: água pura, consumo consciente, minas protegidas do risco de contaminação, flora e fauna sustentadas e mais diversificadas.
Além de proteger as fontes, a restauração é um conjunto de procedimentos que garante mais água, com maior qualidade. Há um trabalho de escavação para descobrir e proteger o veio principal, com a canalização, colocação de pedras para proteger o local e a atenção concentrada em manutenção posterior que deve ser feita a cada seis meses.
O programa maringaense conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), onde o novo secretário, Luiz Eduardo Cheida, que assumiu a pasta nesta semana, já se encontrou com o secretário maringaense e afirmou que a parceria está feita, contando com o apoio do governo do Paraná.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá