IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Prefeito vai a Maringá no encontro do “trem vermelho”

Por Erick Matias
26 de dezembro de 2025

Barbosa Neto participa amanhã, às 14h30, de debate sobre reativação de um trem de passageiros no ramal ferroviário que liga Londrina a Maringá


O prefeito de Londrina, Barbosa Neto participa amanhã (dia 26), de encontro em Maringá, noroeste do estado, que debate a reativação de um trem de passageiros no ramal ferroviário que liga Londrina a Maringá. O encontro, que é coordenado pela Ferroeste e pelas prefeituras de Maringá e Londrina, reúne prefeituras de treze municípios que podem se beneficiar com a reativação do trem; universidades; especialistas e Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, a partir das 14h30, no Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
“É uma reunião de trabalho muito importante. O ramal ferroviário que liga Londrina a Maringá é parte da história de Londrina, que está completando 75 anos. É um sonho de muitos londrinenses. Tenho certeza que além de opção de lazer, será fonte de economia para Londrina e as cidades da região norte-noroeste”, afirmou Barbosa Neto. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL), Carlos Hirata, acompanha o prefeito no encontro.
Conforme informações da assessoria da Ferroeste, o  transporte de passageiros na estrada de ferro Londrina-Maringá é promissor, conforme o “Estudo de viabilidade técnico-econômica de sistemas de transporte ferroviário de passageiros de interesse regional”, realizado pela pós-graduação de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2000.
O estudo apontou a existência de nove trechos viáveis, em todo o Brasil. Um dos mais promissores, segundo o estudo, é o que liga Londrina-Maringá. O estudo diz que a região, “possui um padrão de desenvolvimento social e econômico dos mais elevados do país”. O documento garante que os benefícios serão tanto econômicos quanto de melhoria na oferta de transporte de massa.
O Ministério dos Transportes será representado no encontro pelo diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes (SPNT), Afonso Carneiro Filho, coordenador do programa de implantação de trens regionais de passageiros em várias regiões do país. Afonso Carneiro Filho afirmou que as ferrovias, além do aspecto de cargas, devem ser levadas em conta como alternativa para o transporte de passageiros. O programa dos trens regionais, explicou, tem como mote colocar a ferrovia para atender o cidadão e permitir que possa se locomover e levar suas mercadorias.
Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, “a união do governo do Estado, das prefeituras, das universidades e de toda a sociedade da região em torno do trem de passageiros entre Londrina e Maringá, que apresenta claros elementos de viabilidade, é o fator que definirá o êxito do movimento em favor de sua implantação. O Paraná tem a vantagem de contar com uma empresa ferroviária do Estado, a Ferroeste, para colaborar para o êxito do projeto.”
(Londrina, 25 de agosto de 2009)

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Tags: encontroMaringáprefeitoTremvaiVermelho

IMPRESSO

Outros Posts

Após a exibição do curta, parte da equipe de produção participou de debate (Crédito: Cristiano Martinez)
Cultura

Sessão do curta ‘Acorda’ mobiliza público e provoca debate na UEM

23 de junho de 2026
Foto: Cristiano Martinez
Cultura

Ricardo Herz Trio se apresenta em série especial do CDM no Sesc Maringá

22 de junho de 2026
Crédito: Reprodução/TV Cultura
Cultura

Adélia Prado é a autora homenageada da Semana Literária Sesc de 2026

22 de junho de 2026
Cena no trailer de "Acorda" (Crédito: Reprodução)
Cultura

Filme ‘Acorda’ estreia no Cine UEM nesta segunda (22)

22 de junho de 2026
Por iniciativa da Câmara, Maringá terá programa de combate ao vício em apostas
Maringá

Vereadores de Maringá aprovam criação de programa de combate ao vício em apostas

22 de junho de 2026
Maringá lança hoje a Campanha de Prevenção de Drogas
Maringá

Semana de Prevenção de Drogas em Maringá tem programação apresentada hoje

22 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.