Paraná aplica mais de 2 milhões de doses em combate ao coronavírus

Paraná aplica mais de 2 milhões de doses em combate ao coronavírus

Foto: Jonathan Campos/ Agência Estadual de Notícias

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Paraná já aplicou mais de 2 milhões de doses de imunizantes em combate ao coronavírus. Essa quantia foi obtida ontem, segundo o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde.  Até o momento, foram aplicadas 2.018.742 doses, todas dos grupos preferenciais determinados no Plano Estadual de Vacinação contra a doença. Dessas, 1.470.656 correspondem ao primeiro período da imunização, já as  outras 548.086, são doses de reforço, terminando o procedimento.

O total de paranaenses imunizados representam 12,7% da população do Estado, estimada pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado em 11.516.840 pessoas, e a 31% de aproximadamente 4,6 milhões de indivíduos envolvidos entre os grupos prioritários, ou seja, são aqueles que estão mais expostos ao vírus, como trabalhadores da saúde e da segurança pública. Também é levado em consideração os que correm mais perigo de apresentar piora ou morrer pela doença, como pessoas com mais de 60 anos ou que apresentam alguma comorbidade.

A velocidade do método de vacinação no Paraná está vinculada às campanhas recentes assumidas pelo Governo do Estado junto com as cidades que tenham como objetivo atingir o máximo possível de pessoas. Dessa maneira, as doses que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde podem chegar mais depressa.

Com o Vacina Paraná de Domingo a Domingo, salas de imunização ao redor do Estado estão funcionando constantemente todos os dias da semana. Já o Corujão da Vacinação expandiu os horários de aplicação até a meia-noite em alguns municípios para alcançar aquele público que por alguma justificativa não consegue comparecer em horário comercial.

“Não queremos vacina em estoque. O trabalho do Governo do Estado é para que as doses cheguem o mais rapidamente possível às 22 Regionais de Saúde e de lá para os 399 municípios paranaenses. Precisamos vacinar, vacinar e vacinar. É a solução para vencermos essa pandemia”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Doses

O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 2,8 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19. A maior parte já foi repassada para as cidades. Conforme o Vacinômetro, 2.433.979 imunizantes foram distribuídos. Com isso, das vacinas que foram disponibilizadas para a primeira dose, o índice de aplicação é de 102,4%, isto é, foram usadas algumas doses concedidas para a segunda etapa. A taxa de reforço é de 54,6%.

As doses são comandadas de acordo com a norma esperada no Plano Estadual, começando por pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência, indígenas, pessoas com deficiência institucionalizadas, trabalhadores da saúde, quilombolas e idosos, que são imunizados gradualmente até chegar à faixa dos 60 anos. Desse modo, será iniciada a vacinação das pessoas com comorbidades.

No Paraná, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas já estão sendo vacinados. Com o imunizante já aplicado em quase todos os profissionais da saúde e nos primeiros da fila, a vacinação no Paraná está na faixa etária entre os 60 e os 64 anos.

Cidades que mais vacinam

Na ordem, as cidades com o maior quantidade aplicada até o momento em números absolutos, somando a primeira e a segunda dose, estão Curitiba (349.093), Londrina (132.402), Maringá (85.414), Cascavel (69.415) e Ponta Grossa (57.130).

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile