Amusep busca ‘articulador’ para viabilizar o UMDT, que promove desenvolvimento regional

O contrato que está sendo oferecido é de R$ 200 mil para liderar e administrar a execução das atividades previstas no cronograma do projeto

UMDT

Presidente da Amusep, Fernando Brambilla, em reunião com a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) publicou o edital para selecionar a empresa que vai desempenhar a função de “articuladora” durante os trabalhos iniciais para a consolidação do Projeto da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT). Os interessados têm até o dia 15 de setembro para preencher o formulário de candidatura e encaminhar os documentos necessários. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência da entidade, no endereço  http://www.ingadigital.com.br/transparencia/index.php?id_cliente=12041&sessao=770aec676cnt77, no link Editais.

 

O contrato terá a duração de dois anos. O valor total é de R$ 192.960,00, a ser pago em 24 parcelas iguais e mensais. O “articulador” terá a função de liderar e administrar a execução das atividades previstas no cronograma do projeto. “O profissional vai ter a responsabilidade de fazer a coordenação executiva. Vai apresentar e convidar os atores e entidades a participarem da iniciativa. Vai organizar e conduzir os workshops, oficinas e seminários. Vai elaborar os materiais e os relatórios das ações colocadas em prática. Vai apontar onde e como o dinheiro foi investido. Vai acompanhar o cumprimento das metas. Na conclusão, vai mostrar o documento final e a prestação de contas dos trabalhos realizados”, explica o procurador Jurídico da Amusep, Raphael Esteves Moribe.

 

Inovação

 

Considerada uma iniciativa inovadora, a UMDT é resultado de uma parceria entre a Amusep, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), por meio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (IDR-PR). Inspirada em uma experiência semelhante, colocada em prática na França e levada para outros países, como o Canadá e a Argentina, a proposta é promover o desenvolvimento socioeconômico nos 30 municípios da área de abrangência da Associação, a partir da conscientização e da mobilização dos representantes das entidades da sociedade civil e da população.

 

O reitor da UEM, professor doutor Júlio César Damasceno, destaca que é desenvolver ações conjuntas e coordenadas para fortalecer a estrutura empresarial existente e identificar as potencialidades para o surgimento de novos segmentos, que gerem emprego e renda. “A meta é criar ambientes favoráveis para a manutenção e a criação de negócios autossustentáveis, que revertam em qualidade de vida e bem-estar para os habitantes, com a fixação das famílias nas cidades de origem”, ressalta o presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla.

 

Prosperidade

Para o gerente da mesorregião noroeste do IDR, José Jaime Lima, a UMDT vai ser o marco para a construção de novos ciclos de prosperidade. “Vamos estabelecer uma linguagem única e os parceiros vão atuar de forma integrada”, ressalta. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM, professora doutora Sandra Mara de Alencar Schiavi, coordenadora geral da UMDT, espera que o edital atraia um número qualificado de empresas interessadas, que apresentem profissionais capacitados para desempenhar a função de articulador do projeto.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile