Aplicativo Saúde Online Paraná criado há um ano efetua 32 mil atendimentos

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Foto: Agência Estadual de Notícias

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O aplicativo Saúde Online Paraná criado há um ano pelo Governo do Estado incluído na categoria de normas contra o coronavírus, já efetuou 32 mil consultas médicas, atendimentos psicológicos e consultas de enfermagem. Médicos, enfermeiros, psicólogos, professores e estudantes das universidades estaduais do Paraná trabalham nas diversas fases de atendimento da plataforma.

Desde o começo da pandemia, o Estado investe em diferentes atos de prevenção e combate à doença. A fortificação do serviço de telessaúde está entre as principais atitudes. A plataforma oferece assistência médica e psicológica, acompanhamentos de doenças crônicas, além de informações oficiais a respeito da covid-19.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo foi feito em duas etapas, sendo que na primeira, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), idealizaram o Telemedicina PR.

Em novembro do ano passado, na novo estágio do projeto, a tecnologia foi mudada pelo Saúde Online Paraná, com novas finalidades e chance de acompanhamento clínico dos pacientes. A ideia tem a ajuda da Secretaria de Estado da Saúde e dos conselhos regionais de Medicina e de Psicologia.

Praticidade

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, as pessoas podem agendar uma consulta médica sem sair de casa, evitando aglomerações em hospitais e Unidades de Saúde. “Estamos utilizando toda a expertise das nossas universidades para ofertar um serviço gratuito e de qualidade para população. Sabemos que a telessaúde é uma importante modalidade de atendimento online que tende a perdurar para além da pandemia que vivemos.”

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o Telessaúde é extremamente essencial. “Utilizar as ferramentas e os instrumentos da tecnologia para facilitar o acesso das pessoas ao atendimento da saúde é fundamental. Especialmente quando conseguimos democratizar os serviços. Temos hoje um grande número de paranaenses utilizando o aplicativo, fazendo com que a população seja assistida também remotamente.”

Segundo a coordenadora do Saúde Online Paraná e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Daniela Frizon Alfieri, o aplicativo ajuda no controle da pandemia, evitando que os pacientes com quadros leves saiam do isolamento para procurar atendimento presencial. “Casos confirmados ou suspeitos da Covid-19 podem permanecer em isolamento em suas casas e evitar a circulação do vírus. O atendimento remoto ajuda na diminuição da pressão nos sistemas de saúde, um dos principais pontos de preocupação dos gestores desta área. O projeto deixará um legado importante para o Paraná.”

Diagnóstico

A telessaúde é um segmento que utiliza Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na cautela multiprofissional a pacientes. O serviço proporciona o diagnóstico clínico de maneira remota, concedendo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância.

Os indivíduos cadastrados no aplicativo podem incluir familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à internet. Após o cadastro, os pacientes passam por uma triagem, escolhendo uma das seguintes opções: suspeita de Covid-19, retorno de Covid-19 positivo e contato com Covid-19 positivo.

Segundo o resultado da triagem, o paciente pode ser enviado a uma unidade de pronto atendimento ou fazer uma consulta remota com os médicos da plataforma, das 8h às 23h, diariamente. As consultas são pelo próprio aplicativo.

Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Os profissionais têm acesso ao histórico completo de consultas anteriores, adiantando diagnósticos e prognósticos.

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