Inaugurada no dia 30 de abril deste ano, a Usina Termoelétrica a Biogás de Ponta Grossa (UTB) é a primeira usina termelétrica pública do Brasil, que pode processar até 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia, sendo convertido em energia elétrica, gerando energia suficiente para o próprio funcionamento e para atender a UPA Sant’Ana, caminhão elétrico que recolhe o lixo, prédio da Prefeitura Municipal e os Hospitais Amadeu Puppi e Materno Infantil na cidade.
Representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e de setores da sociedade civil de Cianorte fizeram uma visita técnica à Usina na última sexta-feira (23), liderada pelo vice-prefeito, João Alexandre Teixeira, com o objetivo de avaliar o funcionamento da unidade que transforma resíduos sólidos em energia de forma sustentável e implantar a ideia na Capital do Vestuário. “O Governo do Estado está incentivando que empresas privadas criem projetos sustentáveis como esse nos municípios. Para isso, oferece o apoio do Invest Paraná e o financiamento pelo Banco de Desenvolvimento Fonplata. Viemos conhecer para avaliar se essa proposta funcionaria na nossa cidade e, assim, iniciarmos um planejamento nesse sentido”, informou o vice-prefeito.
Com a implantação de uma usina de biogás em Cianorte os resíduos orgânicos do aterro sanitário municipal seriam também a base para geração de energia no município. Ao todo são depositadas 70 toneladas diárias de lixo no local, sendo que 32 toneladas são provenientes de Cianorte. “Para as cidades parceiras a tonelada do lixo custa uma média de R$180,00. Então se você calcula 30 toneladas por dia, a criação dessa usina se tornaria autossustentável para nós em pouco tempo”, disse João Alexandre, que nos próximos dias apresentará a proposta do projeto para o prefeito Marco Franzato.