Com uma solenidade na Associação das Senhoras de Rotarianos, de Paranavaí, promovida na tarde de segunda-feira, 17, e que contou com a presença de autoridades e dezenas de participantes, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial oficializou a doação de um sistema fotovoltaico para o atendimento à demanda daquela entidade, fundada em 1970.
“Um dos princípios do cooperativismo é o apoio ao desenvolvimento sustentável da comunidade”, comentou o superintendente de operações da Cocamar, Osmar Liberato, assinalando que a doação tem o aval dos 260 produtores cooperados que a cooperativa possui em Paranavaí. Segundo ele, até o final do ano a Cocamar terá doado um total de 16 equipamentos para entidades de várias regiões, contribuindo assim para que as mesmas tenham uma redução substancial nos seus desembolsos com energia elétrica. Os recursos para aquisição dos sistemas fotovoltaicos às entidades são oriundos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social.
Liberato enfatizou que a sustentabilidade é uma prioridade na Cocamar e exemplificou a cogeração em seu parque industrial. A partir do consumo de biomassa, a mesma tem capacidade para atender a demanda de um município de 10 mil habitantes. Além disso, cerca de 15% da rede de unidades da cooperativa, espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, contam com sistemas de geração de energia solar.
O superintendente fez referência aos trabalhos de apoio às entidades assistenciais realizados pela Cocamar, entre os quais a Campanha Solidária anual, em parceria com o Sicredi. E citou que durante a pandemia, a própria Associação de Senhoras de Rotarianos de Paranavaí teve a cooperativa e outras instituições como parceiras. Na ocasião, mulheres de famílias de baixa renda, participantes do projeto de corte e costura mantido pela entidade, confeccionaram 170 mil máscaras utilizando materiais doados pela cooperativa, recebendo R$ 1,00 por unidade.
Agradecendo a doação da Cocamar, a presidente da Associação, Maria Aparecida Miotto Reis, informou que além do projeto de corte e costura, que existe desde 2002, a entidade vai passar a sediar, até o final do ano, o Centro de Educação Infantil Anibal Ajita, que atende 80 crianças de funcionárias da Santa Casa e também da comunidade. O sistema de energia solar suprirá, ainda, as reuniões da Casa da Amizade, que sedia as reuniões do Rotary Club.
“Todos os meses, quando a entidade receber a conta de energia, vai se lembrar da Cocamar”, comentou a gerente regional da cooperativa, Márcia Dias, explicando que o sistema doado é de alta qualidade, tem longa duração e conta com seguro por dez anos.
“A Cocamar não chegou agora à Paranavaí, ela está há décadas apoiando a comunidade”, disse Eugênia Ceres Monteiro, integrante do conselho da Sicredi Dexis, assinalando que as cooperativas “tem feito a diferença no social em Paranavaí”.
Por fim, o vice-prefeito Pedro Baraldi agradeceu a Cocamar e citou o bom relacionamento mantido com a cooperativa e que têm resultado na implementação de várias outras iniciativas no município.