Paraná excede a marca de 1 milhão de pessoas com o plano de vacinação completo

Paraná excede a marca de 1 milhão de pessoas com o plano de vacinação completo

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Paraná excedeu hoje a marca de 1 milhão de pessoas com o plano de vacinação completo, isto é, que receberam as duas doses de imunizantes em combate ao coronavírus. Até as 8h47 desta segunda-feira (3) 1.001.901 indivíduos tinham sido vacinados com doses de imunizantes da Coronavac, feitos pelo Instituto Butantan/Sinovac, e da Covishield, da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

Na íntegra, os paranaenses imunizados com as duas doses correspondem a aproximadamente 10% da população do Estado, estimada pelo Ranking de Vacinação, e a 21% das pessoas que fazem parte dos grupos preferenciais previstos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. As vacinas aplicadas como segunda dose equivalem a 83% dos 1,2 milhão de imunizantes destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para essa fase de vacinação.

“A segunda dose é estratégica, ela aumenta a proteção contra a Covid-19. Por isso, é importante tomar a dose de reforço na data correta. Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Até o momento, o Paraná aplicou 2.767.937 doses das vacinas, sendo que 1.766.036  de pessoas receberam a primeira. O Estado já distribuiu às cidades 3.054.585 imunizantes. Das 1.846.124 voltadas para a primeira dose, 95,8% já foram aplicadas.

Maior porcentagem de vacinação

As cidades com o maior porcentagem de população vacinada com as duas doses, de acordo com  o Ranking, são Nova Laranjeiras (19,94%), Diamante do Norte (19,43%), Tamarana (19,04%), São Jorge do Oeste (17,22%) e Rio Bom (15,99%). Já a maior quantia aplicada até agora em números concretos somando a primeira e a segunda dose, são Curitiba (496.651), Londrina (175.865), Maringá (116.650) Cascavel (86.012) e Ponta Grossa (72.908).

Até agora, receberam a imunização completa cidadãos que pertencem aos grupos preferenciais determinados pelos planos nacional e estadual de vacinação, como idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI), indígenas, pessoas com deficiência em instituições inclusivas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos ou que tenham algum tipo de comorbidade, quilombolas, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas.

Novas doses

Nesta semana, com a chegada de 438.860 doses da Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan, relacionadas ao 16° lote enviado pelo Ministério da Saúde, o Paraná dará início à vacinação das pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas e indivíduos com deficiência permanente. As doses também serão usadas para prosseguir com a imunização dos profissionais da saúde, profissionais da segurança pública e salvamento, além das Forças Armadas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile