Projeto ‘Crianças no Teatro’ chega a Marialva em março com o espetáculo ‘Qual a Graça de Laurinda?’

tricole1 lafaiete do vale editado

Crédito: Lafaiete do Vale

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”, da Companhia Triolé, está programado para ser apresentado em Marialva, na Região Metropolitana de Maringá (RMM), de 12 a 14 de março.

A atração integra o roteiro do projeto “Crianças no Teatro”, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e PalcoParaná, que oferece a crianças de 6 a 12 anos o acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais enriquecedoras.

O projeto entra em sua segunda edição, ampliando o raio de apresentações para 19 municípios paranaenses, cobrindo todas as macrorregiões histórico-culturais do Estado.

É o caso da Capital da Uva Fina, que terá “Qual a Graça de Laurinda?”, espetáculo criado pela Companhia Triolé (de Londrina) com base em pesquisas sobre animações populares dos anos de 1970 e 1980. É a história de dois palhaços que disputam o coração de uma palhaça que só existe na imaginação deles.

Os palhaços apaixonados só conhecem a amada através de uma foto de jornal. E é aí que a dupla arma o circo. Um duelo com armas de água, uma corrida de dois metros rasos, um striptease, uma luta de boxe e até uma aula de balé são algumas das peraltices protagonizadas pelos pretendentes.

“Qual a Graça de Laurinda?” se caracteriza pela ausência de diálogos, priorizando a expressão corporal e a interação com a audiência. A trilha sonora desempenha um papel crucial, atuando como um personagem em cena. Com cores vibrantes e muita ação, a performance promete agradar públicos de todas as idades.

Além de Marialva, o espetáculo também passará por Campo Mourão (5 a 7 de março); Londrina (18 a 22, 25 a 28 de março e 1º a 5 de abril); Jandaia do Sul (9 a 12 de abril); e Andirá (15 a 19 de abril).

100 mil crianças da rede pública de ensino
Nesta edição, serão 190 apresentações teatrais e atividades de mediação cultural, com uma estimativa de alcance de aproximadamente 100 mil crianças da rede pública de ensino. Os recursos para a produção e execução do projeto foram, pela segunda vez, assegurados pelo Termo de Reinvestimento celebrado entre a SEEC e a Audi do Brasil.

A iniciativa contribui para a formação cultural de crianças em todo o Paraná e tem como objetivo fundamental democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão social. O projeto busca estimular o hábito de frequentar o teatro e fomentar a circulação de companhias teatrais paranaenses, enriquecendo o cenário cultural do Estado.

“O Crianças no Teatro se consolidou como um pilar da política cultural do nosso Estado, mantendo-se firme em seu objetivo de descentralizar a cultura e formar novas plateias desde a infância”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, via AEN-PR. “É um projeto que, mais uma vez, convida nossas crianças a se encantarem com a arte”.

A programação desta edição inclui uma seleção diversificada de peças teatrais e atividades culturais.

Serviço

Saiba mais sobre o projeto Crianças no Teatro no site www.cultura.pr.gov.br

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile