Pesquisa revela que 76% dos municípios do Paraná já imunizam pessoas com 30 anos em combate a covid-19

Pesquisa revela que 76% dos municípios do Paraná já imunizam pessoas com 30 anos em combate a covid-19

Foto: AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado de Saúde juntamente com as 399 cidades hoje revela que 304 municípios do Paraná, ou seja, 76%, estão imunizando pessoas na faixa dos 30 a 39 anos, de acordo com o calendário publicado em junho. Isso quer dizer que três em cada quatro cidades do Estado estão vacinando a população no mesmo período, conseguindo juntas, novos públicos.

Outros 16 municípios já prosseguiram nesta faixa etária e estão imunizando indivíduos entre 18 a 29 anos. Isso foi possível devido a quantia dos grupos preferenciais nessas cidades.  Somente 79 ainda estão cima de 40, sendo que 48 deles estão vacinando de 40 e 41 anos, com o objetivo de atingir a faixa dos 30 até o final desta semana.

Em todo Paraná, a média geral de idade é de 36,3 anos, porém, ela deve cair rápido, visto que as cidades começam a aplicar hoje as 377.505 doses enviadas ontem. Segundo o cronograma do Governo do Estado, a meta é que até setembro toda a população acima dos 18 anos esteja imunizada com a primeira dose.

“Com as doses recebidas nesta semana, iremos avançar na vacinação do público geral, o que temos feito de maneira exemplar. O Paraná é o 5º estado que mais imunizou no País. A agilidade logística do Estado em distribuir os imunizantes para os municípios e ações de incentivo como a campanha De Domingo a Domingo, além do esforço ininterrupto das prefeituras, são alguns dos motivos para o sucesso da vacinação com as doses já disponibilizadas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

“Com exceção de casos excepcionais, de cidades em que boa parte da população foi atendida dentro das prioridades elencadas pelo Ministério da Saúde, há uma uniformização na aplicação dos imunizantes, com a maioria dos municípios vacinando a mesma faixa etária. É o que sempre buscamos desde o início: equilíbrio e agilidade para os paranaenses.”

Ele ainda ressaltou que com a nova ordem de distribuição, a expectativa é de aproximar mais as faixas etárias.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile