Projeto cria Museu do Esporte em Marialva e homenageia o jogador Gasosa

Marialva cria Museu do Esporte e homenageia Gasosa

Familiares de Gasosa foram à Câmara acompanhar a aprovação do projeto de Ronaldo Campana Foto: Ariádiny Rinaldi

Encerrando o período legislativo, os vereadores de Marialva aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 31/2024, de autoria do vereador Ronaldo Campana, que institui metas e critérios para a criação do Museu do Esporte, que será denominado “Museu do Esporte Antônio Roberto Larini (Gasosa)”, em homenagem ao atleta que marcou época na história esportiva do Município.

 

De acordo com o projeto, o museu será uma instituição permanente, sem fins lucrativos, destinada a conservar e preservar a memória esportiva local, conectando o passado, o presente e o futuro do esporte em Marialva. Entre suas competências, estão a catalogação de materiais históricos, o desenvolvimento de ações educativas e a criação de um espaço interativo com tecnologia multimídia.

 

Gasosa fez histórias nos campos e na vida

Antônio Roberto Larini, mais conhecido como Gasosa, foi um talentoso jogador de futebol que marcou sua trajetória nos campos de Marialva. Nascido em 1961, no distrito de São Miguel do Cambuí, Gasosa era conhecido por sua habilidade como camisa 10, jogando em tempos locais como o Juvenil do Atlético Marialva e o tempo da Destilaria Cocari. Além do futebol, ele era conhecido por seu carisma, valores familiares e dedicação à comunidade.

Os vereadores consideraram justa a homenagem a Gasosa e aprovaram a criação do Museu do Esporte por unanimidade Fotos: Arquivo

Mesmo após sua partida em 2023, aos 61 anos, Gasosa deixou um legado de humildade, honestidade e amor pelo esporte. Segundo Campana, a inspiração para a idealização do projeto tem forte conexão pessoal. O vereador revelou que seu pai jogava futebol no time do Varginha, uma equipe que, mesmo após tantos anos, ainda se reúne regularmente e mantém preservados alguns itens históricos. “Essa vivência me despertou a vontade de ter um espaço onde memórias como essas poderiam ser preservadas e compartilhadas com a comunidade”, contou.

 

Objetivos do Museu do Esporte

O Museu terá como propósito resgatar a história do esporte em Marialva, abrangendo todas as modalidades, clubes, atletas e entidades esportivas locais, seguindo o modelo de outros museus que resgatam a história e personsagens das regiões em que estão instalados. Um exemplo é o Museu Esportivo de Maringá, idealizado e dirigido pelo jornalista Antonio Roberto de Paula, que é uma referência.

Além disso, será um espaço de aprendizagem e turismo. O projeto ainda prevê parcerias com outras instituições e a produção de publicações e materiais audiovisuais para enriquecer seu acervo e divulgar suas atividades.

 

Reconhecimento unânime

O Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Maikon Parpinelli reforçou o compromisso da pasta em celebrar o legado de seus atletas. “Hoje nos temos um memorial e o local vai ser adequado para receber também o museu do esporte. Esperamos que essa iniciativa tenha continuidade e que esse projeto possa dar muitos frutos. Marialva é um celeiro no esporte e a gente espera que toda essa história se perpetue e fique lá dentro desse memorial”, destacou.

 

Na ocasião, De Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá, se colocou à disposição para auxiliar a administração pública na implantação do projeto. “O museu não é apenas um local para você guardar peças, fotografias, jornais, revistas, selos, taças, troféus, medalhas, canecas, camisas e tudo mais. É lugar de reunir pessoas e homenagear grandes conquistas e figuras do passado. Espero que esse espaço seja bem representativo e seja fortalecido”, disse.

 

O repórter Edvaldo Ferreria, da Rádio Ingamar e que faz reportagens de campo para a Jovem Pan, de Maringá, falou sobre a relevância do projeto como meio de inspirar jovens atletas. “Esse elo das futuras gerações com as gerações que nos deixaram é muito importante”, afirmou.

 

 

 

Veja também

Sair da versão mobile