Paraná fica em terceiro lugar na 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas 2021

Paraná fica em terceiro lugar na 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas 2021

Foto: Agência Estadual de Notícias

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Vinte e três cervejas paranaenses foram premiadas no decorrer da 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 (CBC 2021), em Blumenau (SC), no último dia 18. O evento contou com 467 cervejarias de todo País com 3.162 rótulos em 134 categorias. O Paraná ocupou o terceiro lugar em quantia de medalhas com 50 premiações. O turismo cervejeiro é um âmbito do turismo gastronômico e a cerveja feita no Estado é distinguida nacionalmente.

O Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, com 53 premiações, e Santa Catarina conquistou o primeiro, com 64. Entre as premiadas do evento está a cerveja maturada em barris de madeira envelhecida.

As paranaenses competiram com célebres do universo cervejeiro e venceram grandes nomes, como a Ambev, uma das maiores empresas do ramo, e a Heineken, que está entre as grandes marcas mundiais.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o segmento da cerveja artesanal deixou de ser uma bolha de mercado, ganhou força, se concretizando entre consumidores cada vez mais rígidos. “O turismo gastronômico é um segmento de destaque no Paraná e o setor cervejeiro está nesse contexto, com premiações e reconhecimento pela qualidade dos produtos.”

Nessa edição do concurso, pequenas cervejarias do interior do Estado ganharam medalhas nas categorias que envolvem maior complexidade na produção. Entre elas, a Wood and barrel aged (cervejas maturadas em barril de madeira envelhecida), uma nova tendência de mercado. A cerveja artesanal Lager Oak – Barba de Serpente –, fabricada em Foz do Iguaçu, conquistou a medalha de prata.

A categoria é uma das mais concorridas. A iguaçuense é maturada nos barris de carvalho usados para o envelhecimento das cachaças paranaenses Novo Fogo e Porto Morretes, campeãs em prêmios nacionais e internacionais. Porto Morretes foi considerada a melhor do Brasil. As duas são produzidas em Morretes, no Litoral do Estado.

A premiação é mais um item que aprova a posição da cidade do extremo Oeste como uma das rotas mais procuradas­ do mundo, por causa das belezas naturais e, também, pelas opções diferenciadas de atrativos no ramos de gastronomia. Foz do Iguaçu é a primeiro município paranaense que tem uma lei própria que serve de apoio às microcervejarias. A legislação vem fomentando o mercado local e atraindo novas empresas.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile