Prefeitos da Amusep desejam adquirir mais imunizantes para acelerar a vacinação na região

Prefeitos da Amusep desejam adquirir mais imunizantes para acelerar a vacinação na região

Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Os prefeitos dos 30 municípios que constituem a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) determinaram em uma reunião online hoje de manhã que os indivíduos não vão depender apenas dos poucos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. Além disso, eles vão em busca de outros recursos para adquirir mais doses para poder vacinar com mais agilidade, retornando a quase regularidade das escolas, empresas e da economia.

Desde o começo do ano os prefeitos fizeram tratos para a compra de doses em regime de consórcio com outras cidades e Estados brasileiros, mas os imunizantes que eram pretendidos no momento, a russa Sputnik V, enfrentou problemas para conseguir aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O tema voltou à tona no decorrer de uma reunião da diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos, na semana passada, e o prefeito de Maringá, UIisses Maia (PSD), repassou o assunto para os integrantes da Amusep.

Na reunião de hoje o assunto foi discutido e recomendações foram apresentadas, como a da criação de uma comissão para proporcionar a compra de mais imunizantes para os municípios. “Nós não podemos ficar esperando. Temos que agir de forma organizada e com o potencial político da Amusep para negociar mais vacinas para os nossos municípios”, revela o prefeito de Marialva, Victor Celso Martini (PP).

A Comissão foi concebida pelos prefeitos Suzie Aparecida Pucillo Zanata, de Astorga, Carlos Eduardo Armelin Mariani, o Duda, de Atalaia, Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, a Enfermeira Ivonéia, de Mandaguari, Victor Celso Martini (PP), de Marialva, Marcondes Araújo da Costa, o Doutor Marcondes, de Munhoz de Mello, e Moacir Olivatti, de Nova Esperança.

Primeiro encontro

Na próxima semana, o colegiado vai realizar o primeiro encontro para abordar a respeito dos atos a serem executados. O pontapé inicial serão as informações que Ulisses Maia reuniu na visita em Brasília, onde preservou uma série de contatos com ministros e técnicos do Governo Federal, além de uma pesquisa da 15ª Regional de Saúde acerca da distribuição das doses e o seguimento da campanha de imunização nos municípios da Amusep.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile