Faltando duas semanas para as eleições que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros, uma pesquisa registrada pelo Instituto Neep Paraná aponta que o ex-secretário de Saúde de Floresta, Rogério Pereira Mendes (PSD), é o favorito para suceder o prefeito Ademir Luiz Maciel, o Dê (PSD), na prefeitura.
Registrada no Tribunal Superior Eleitora (TSE) sob nº PR-01008/2024, a pesquisa, no modalidade “Estimulada”, foi realizada nos dias 14 e 15 deste mês, com 351 entrevistas.
A representante do Instituto Neep Paraná, Liniane Gazola, explica que as pesquisas eleitorais refletem um momento da campanha, mas como o trabalho é fundado em princípios da Estatística, as chances de acerto são grandes.
No caso da pesquisa realizada em Floresta, a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
De acordo com o instituto, se a eleição fosse hoje o candidato Rogério Mendes seria eleito com 57,79% dos votos válidos. Com a margem de erro, teria entre 54%,79% e 60,79%.
O candidato Professor Zé Roberto (Republicanos), teria, de acordo com a pesquisa, 28,33%. Com a margem de erro teria de 25,33% a 31,33%.
Os indecisos seriam 6,80%, brancos e nulos 3,12%. Não sabem ou não responderam, 3,97%.
Briga antiga em Floresta
As eleições de 2024 em Floresta mostram mais um confronto entre os dois principais grupos políticos do município. De um lado, o ex-prefeito José Roberto Ruiz, que já foi prefeito três vezes e duas vezes presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), do outro está o ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde Rogério Mendes, o candidato apoiado pelo atual prefeito, Dê.
Embora tanto Mendes quanto seu candidato a vice, Waldemir Durante Júnior, o Junão (União), tenham sido vereadores e secretários, o grupo político deles passou a existir de fato sob a liderança do atual prefeito, que venceu Zé Roberto na eleição de 2016 e aumentou a vantagem no pleito de 2020.
Caso o resultado apontado pela pesquisa se aproxime dos números reais em 6 de outubro, será a terceira eleição que José Roberto Ruiz perde para o mesmo grupo.
Veja também