Samuel Divino Gonçalves Ortiz, de 24 anos, que foi morto a tiros na tarde deste sábado, 4, no Jardim Ana Eliza, em Sarandi, é suspeito de ser um dos homens que há três semanas invadiram o Hospital Metropolitano e executaram a tiros o traficante Diego Henrique Valentin, o Pestinha, de 25 anos, que estava internado depois de sofrer um atentado a tiros quatro dias antes. Os executores, que fugiram após o crime, não foram identificados, assim como não foram identificados os matadores de Pestinha.
Samuel estava na Rua Imperador, dentro de um VW Gol, quando encostou um GM Ônix, com dois homens, que começaram a atirar. Pelo menos oito tiros acertaram o rapaz, que morreu na hora.
Se for confirmado que trata-se mesmo de um dos matadores de Pestinha, então é real de que existe em Sarandi uma guerra entre grupos de traficantes pelo controle da zona sul da cidade, especialmente nos jardins Ana Eliza e Esperança, mais o Residencial José Richa.
Só nos últimos 20 dias, Pestinha sofreu um atentado no Jardim Esperança e quatro dias depois foi executado na UTI do Hospital Metropolitano quando se recuperava do atentado. Na noite anterior à execução de Pestinha, o ex-presidiário Tiago de Freitas Ferreira, de 25 anos, foi executado no Jardim Ana Eliza e agora Samuel Divino Gonçalves Ortiz é executado, também no Ana Eliza, região em que, segundo a polícia, o grupo de Pestinha disputa o controle do tráfico de drogas, possivelmente com o grupo liderado pelo ex-presidiário Lincon Van Damme, 23 anos, suspeito de ter executado Pestinha na UTI e que está fugido desde o dia do crime.