Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 23, o novo Centro de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), espaço criado para oferecer acolhimento, orientação e suporte especializado a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental, além de prestar assistência às famílias.
O Centro é uma iniciativa da administração municipal, viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta fase inicial, o atendimento será voltado exclusivamente às crianças, com foco no desenvolvimento global, estímulo de habilidades, promoção da autonomia e melhoria da qualidade de vida tanto dos pequenos quanto de seus cuidadores.
A equipe multidisciplinar do Centro contará com psicólogas, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psicopedagogas, todas especialistas em autismo.
O prefeito Carlos Alberto de Paula (PSB) destacou a importância do novo equipamento público: “Estamos investindo em um atendimento mais humano, inclusivo e especializado. O Centro de Apoio ao TEA representa um avanço no cuidado com nossas crianças e suas famílias, garantindo um espaço de escuta, acolhimento e desenvolvimento”, afirmou.
A triagem para o primeiro grupo de atendimentos acontecerá na segunda e terça-feira da próxima semana (30/06 e 1º de julho), das 7 às 16 horas. Pais, mães e responsáveis interessados deverão comparecer pessoalmente ao local para realizar o cadastro.
Documentação necessária para o cadastro inicial:
- Cópia de laudos médicos, prescrições, receitas, exames ou outros documentos relacionados ao diagnóstico;
- Cópia dos documentos pessoais da criança (RG, CPF ou certidão de nascimento);
- RG e CPF dos responsáveis legais;
- Comprovante de residência em nome de um dos responsáveis;
- Caso aplicável, documento oficial de guarda da criança.
O Centro de Apoio ao TEA representa um marco nas políticas públicas de inclusão de Sarandi, refletindo o compromisso da gestão municipal com o cuidado e a atenção à saúde mental infantil.