A empresa Costa Oeste, contratada pela prefeitura de Sarandi para a coleta de lixo, teve o contrato rescindido por descumprimento de suas obrigações. Outra empresa deve assumir os trabalhos temporariamente.
Há tempos a Costa Oeste vinha sendo notificada pela prefeitura por não estar cumprindo o que previa o contrato. Além disso, a empresa teve problemas com seus funcionários, que chegaram a fazer greve para ter direitos básicos atendidos.
Há meses a empresa foi alertada de que o contrato poderia ser rescindido caso as irregularidades não fossem corrigidas.
Entre as principais irregularidades identificadas está a utilização de apenas 5 caminhões para a execução dos serviços, embora a empresa tenha apresentado, na composição de custos do contrato, a operação com 9 veículos. Também foram registradas falhas recorrentes na coleta em diversos bairros, além de problemas relacionados ao fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), falta de estrutura adequada disponibilizada aos trabalhadores e falhas constantes na coleta em diversos bairros o que gerou inúmeros casos de reclamações e procedimentos abertos na ouvidoria.
A Prefeitura esclarece que todas as medidas legais foram adotadas antes da rescisão contratual, garantindo à empresa o direito à ampla defesa e ao contraditório. O Município também manteve rigorosamente em dia todos os pagamentos previstos no contrato.
Nova empresa assume a coleta
Para assegurar a continuidade da coleta de lixo e evitar prejuízos à população, a empresa permanece obrigada a prestar o serviço durante o período de transição, conforme previsto contratualmente, até que a nova empresa esteja apta a assumir a operação.
A Administração Municipal já iniciou os procedimentos para convocar a empresa classificada em segundo lugar no processo licitatório, com o objetivo de garantir que a substituição ocorra no menor prazo possível, sem interrupção de um serviço público essencial.








